X
Subscription
Thank You
Thank you for your subscription
* Required fields
7
Março
2017
O Grupo AGRO Merchants Compra Frissul e Frigomato à Inter- Risco e Portugal Ventures
Esta ultima aquisição representa a entrada do grupo em Portugal, e fortalece a sua oferta de serviços na Península Ibérica.
 
O grupo AGRO Merchants, líder global em soluções logísticas e armazenamento frigorífico, anunciou hoje a aquisição da Cold Land SGPS SA a fundos geridos pela Inter-Risco e pela Portugal Ventures, operadores de referência, respetivamente no mercado de private equity e venture capital em Portugal. A Cold Land é proprietária da Frissul e da Frigomato, que em conjunto oferecem 303.200 metros cúbicos de capacidade de armazenagem, o equivalente a 55.700 posições-palete, o que a torna a principal operadora de armazenagem frigorífica em Portugal e uma das empresas líderes na Península Ibérica. Esta aquisição do AGRO expande a sua presença a uma região estratégica e amplia significativamente a sua capacidade e oferta de serviços no supply chain de alimentos. A atual equipa de gestão da Cold Land, liderada pelo CEO Afonso Almeida, continuará a liderar o negócio em Portugal.
 
A maior empresa de armazenamento frigorífico localiza-se no Parque Industrial do Carregado, no distrito de Lisboa. Duas instalações adicionais estão localizadas em Aveleda e Aguda, ambas na região do Porto. A Cold Land é conhecida pelos altos níveis de qualidade, inovação e ampla experiência em serviços de valor acrescentado, além de sistemas tecnológicos que aumentam a produtividade no processo de distribuição. A empresa conta com vasta experiência na área de produtos congelados incluindo gelados, produtos de panificação, doces, frutas, vegetais e proteínas, bem como produtos refrigerados, como lácteos e carnes. Adicionalmente, a empresa conta com uma grande carteira de clientes em toda a cadeia alimentar, incluindo produtores, distribuidores e comerciantes. As certificações do grupo incluem: ISO 9001, SMETA e IFS Logistics.
 
Esta última aquisição da AGRO confirma o seu objetivo estratégico de se tornar o principal fornecedor de armazenagem frigorífica e soluções logísticas na Península Ibérica. Em março de 2016, a AGRO adquiriu a APC, uma empresa líder em armazenagem frigorifica em Espanha que conta com duas instalações em Barcelona, totalizando 55.000 posições-palete. Também em 2016, o AGRO completou uma importante expansão no seu armazém localizado em Algeciras, aumentando a sua capacidade para 15.600 posições-palete.
 
"A Frissul e a Frigomato são importantes add-ons à nossa rede global de armazenamento frigorífico, dada a infraestrutura de qualidade, carteira de clientes, equipa de gestão e altos padrões de qualidade do serviço", disse Carlos Rodriguez, CEO do Grupo AGRO Merchants. "A Península Ibérica é também uma das principais regiões para o nosso grupo, com as atuais operações em Algeciras e na área de Barcelona e os nossos planos de expandir ainda mais a nossa presença na região. A aquisição da Frissul e da Frigomato amplia nossa cobertura geográfica e potencia a nossa capacidade de oferecer uma
completa solução de transporte e distribuição para os nossos clientes".
 
Rui Branquinho, sócio da Inter-Risco, SCR, SA e ex-presidente da Cold Land, disse: "Nos últimos anos, a Frissul tornouse líder de mercado em serviços de armazenagem e transporte de temperatura controlada (negativa) em Portugal. Estamos orgulhosos de ter feito parte do desenvolvimento da empresa e contribuído para a construção de uma equipa excelente que levou a empresa a um novo patamar, adquirindo a infraestrutura frigorífica da Frigomato e expandindo as instalações na área do Carregado, resultando em um aumento da capacidade de armazenamento superior a 50%. O nosso objetivo
passava por desenvolver uma empresa líder de mercado em Portugal expandindo as instalações existentes. Durante este processo, a Cold Land adquiriu a Frigomato e integrou os seus serviços com os da Frissul, num processo desafiante liderado por Rui Costa (CFO). Tudo isso só foi possível devido à excelente equipa que foi construída, que beneficiou também da vasta experiência do ex-acionista da Frissul (José Pais Lopes) que serviu até hoje como membro do conselho. O Grupo AGRO Merchants é um parceiro estratégico único para expandir o alcance geográfico, os serviços e as potencialidades da Cold Land.”
 
Afonso Almeida, CEO da Cold-Land, comentou sobre a transação: “Fui convidado pela Inter-Risco para me juntar à equipa da Cold Land logo após a aquisição da Frissul. Encontrei uma empresa fantástica com uma equipa surpreendente e grande apoio dos acionistas. Estamos extremamente orgulhosos do trabalho que desenvolvemos em conjunto nos últimos anos e acredito que este trabalho foi reconhecido pelo interesse do Grupo AGRO Merchants na integração da Cold Land em sua rede de armazenagem frigorífica. Acreditamos que com esta aquisição, a Cold Land continuará a afirmar o seu
papel proeminente no mercado e a desenvolver as suas potencialidades, num mundo cada vez mais integrado logisticamente.”
 
Celso Guedes de Carvalho, CEO da Portugal Ventures, afirmou: "Esta saída reflete o compromisso da Portugal Ventures em encontrar as melhores oportunidades de negócio para a sua carteira de empresas. Estamos orgulhosos de ter feito parte do crescimento da Cold Land até a sua venda a uma das principais empresas internacionais no setor.”
 
Sobre o Grupo AGRO Merchants
O Grupo AGRO Merchants possui e opera 60 instalações em 10 países na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. O AGRO está focado em fornecer soluções inovadoras para a cadeia frigorifica global, através de aquisições e parcerias com empresas familiares de qualidade e da criação de novas e integradas redes de comércio para ajudar seus clientes a crescerem. A empresa investe em ativos modernos, tecnologias de ponta e oferta de serviços de valor acrescentado para garantir a mais alta qualidade de gestão logística disponível no mercado.
Para obter informações adicionais, visite o site da AGRO em www.agromerchants.com.
 
Sobre a Inter-Risco
A Inter-Risco é uma das principais empresas no mercado português de Private Equity, com mais de 130 milhões de euros de fundos sob gestão. Com foco em investimentos de consolidação sectorial e expansão no espectro das PME portuguesas, a Inter-Risco detém atualmente uma carteira de investimentos em 10 setores, representando aproximadamente 160 milhões de Euros em volume de negócios anual e cerca de 2.000 colaboradores, com um histórico de mais de 100 aquisições. A Inter-Risco iniciará o processo de promoção e fund-raising do seu novo Fundo no segundo semestre de 2017.
Para obter informações adicionais, visite o site da Inter-Risco em http://www.inter-risco.pt.
 
Sobre a Portugal Ventures
A Portugal Ventures é uma Sociedade de Capital de Risco que foca a sua política de investimento em projetos inovadores de base científica e tecnológica, bem como em empresas com projetos de expansão internacional e do setor do turismo. Estabelecemos parcerias com empreendedores excecionais, apoiando-os a atingir novas metas de competitividade e sucesso em todas as fases de desenvolvimento das suas empresas. Criada em Junho de 2012, resultante da fusão de três das mais representativas Sociedades de Capital de Risco em Portugal - AICEP Capital (constituída em 1988), InovCapital (constituída em 1989) e Turismo Capital (constituída em 1991).
Para mais informações, visite o site da Portugal Ventures em www.portugalventures.pt.
Share