X
Subscription
Thank You
Thank you for your subscription
* Required fields
17
Outubro
2016
Portugal e a Europa, na ponta dos dedos
Com o objetivo de divulgar a Pordata e sensibilizar para a importância das estatísticas na compreensão da sociedade portuguesa, a Fundação Francisco Manuel dos Santos criou o curso “Conhecer a Pordata”, em colaboração com a SABE Online. Este curso é 100% online, de acesso gratuito, e ensina a navegar, de forma simples e ágil, naquela que é a base de dados de referência em informação estatística sobre Portugal.
 
Depois de formar presencialmente quase cinquenta mil estudantes, jornalistas, professores e profissionais, a Fundação Francisco Manuel dos Santos lança agora o projeto online da ACADEMIA PORDATA.
 
Com o objetivo de partilhar informação com um público mais abrangente, a Fundação Francisco Manuel dos Santos criou o curso online “Conhecer a Pordata”. Direcionado a alunos e professores, empresas, escolas, universidades, e profissionais de comunicação, este curso é muito dinâmico e prático, e ensina, não só a navegar no site da Pordata como também, a interpretar os números de forma correta. Após a sua conclusão, qualquer pessoa passará a tirar os maiores benefícios desta base de dados de Portugal Contemporâneo e de todas as suas ferramentas de consulta e análise. Assim, compreender melhor o país e a sua envolvente está ao alcance de todos.
 
A Pordata é uma plataforma que agrega informação relevante e científica, em diferentes formatos multimédia e interativos. De acesso livre e baseada exclusivamente em fontes oficiais, a Pordata tem vindo a afirmar-se como uma indispensável ferramenta de interpretação e análise da sociedade, que disponibiliza dados estatísticos rigorosos e isentos, sobre diversos temas da realidade do nosso país. De acordo com a sua missão, “o livre e fácil acesso à informação não basta para desenvolver o espírito crítico e promover o conhecimento. É fundamental que as pessoas tenham contacto com informação de qualidade, rigorosa e credível. Que sejam capazes de a interpretar, de a consolidar em conhecimento para, em última análise, a poderem aplicar à sua realidade quotidiana”. E foi com este objetivo que a Pordata avançou para a produção deste conteúdo que irá, certamente, contribuir para uma aproximação da sociedade ao conhecimento gerado pelas estatísticas. 
 
O curso “Conhecer a Pordata” é o resultado de uma parceria com a SABE Online, empresa que promove por via digital o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. “Colaborar na digitalização da Academia Pordata tem sido um privilégio e algo que nos deixa com o sentido de missão cumprida. Contribuir de forma ativa para uma maior partilha e acesso a conhecimento é contribuir para o desenvolvimento e inovação da sociedade. Este compromisso é muito mais do que apenas o nosso objetivo diário: É o que nos move!”, refere Ana Macedo, gestora editorial da SABE Online.
 
O curso “Conhecer a Pordata” está disponível em http://www.pordata.pt/Academia/Formacao+Online
 
 
Sobre a Fundação Francisco Manuel dos Santos 
Criada em 2009 pelos descendentes de Francisco Manuel dos Santos, nos termos dos Estatutos, o fim primordial da Fundação é o de promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.
A actividade da Fundação Francisco Manuel dos Santos é norteada pelos princípios da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social e pelos valores da democracia, da liberdade, da igualdade de oportunidades, do mérito e do pluralismo. Nesse sentido, a Fundação pensa, estuda e contribui para o melhor conhecimento da realidade portuguesa.
O seu propósito é participar no esforço de resolução dos problemas da sociedade, em benefício dos portugueses. Para alcançar esse objectivo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos promove a realização de estudos, trabalhos de investigação e outras iniciativas que, obedecendo aos mais elevados padrões de rigor e qualidade científica, permitam uma melhor compreensão da realidade, apresentem soluções concretas e recomendações para os decisores, aprofundem o debate em torno dos grandes problemas nacionais e contribuam para a justiça, para o desenvolvimento e para o reforço da coesão social.
 
 
Sobre a Pordata
É uma base de dados sobre Portugal contemporâneo, com estatísticas oficiais sobre o país, os seus municípios e a Europa.  Da autoria da Fundação Francisco Manuel dos Santos, este projecto materializa a sua missão, promovendo o estudo, o conhecimento, a informação e o debate público. Está dividida num amplo conjunto de temas como a população, a saúde, a educação, a economia, entre muitos outros. A Pordata é gratuita e disponibiliza, a todos os cidadãos, informação rigorosa e isenta. 
 
Para mais informações visitar: www.ffms.pt ou www.pordata.pt
 
 
Sobre a SABE Online
A SABE Online é uma produtora, editora e distribuidora de conteúdos de aprendizagem online, fornecendo uma solução integrada de tecnologia e conteúdos de aprendizagem que permite às empresas a criação de conhecimento digital de elevada qualidade, bem como a sua posterior distribuição e monitorização. As empresas escolhem a SABE Online tanto para soluções de capacitação dos seus colaboradores internos como também, cada vez mais, para o treino digital dos seus parceiros de negócio. Fundada em 2014, a SABE Online iniciou a sua atividade no mercado Ibérico, onde já tem uma forte carteira de clientes, incluindo boa parte das grandes empresas Portuguesas.
 
Para mais informação visitar: www.sabe-online.com. 
 
Lisboa, 17 de Outubro de 2016
Share