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Glossário

Para melhor compreender os termos utilizados nas nossas iniciativas, por favor consulte o glossário.

Aceleradora
Um programa ao qual as startups podem concorrer que proporciona orientação às mesmas, muitas vezes em troca de uma participação no seu capital, para as ajudarem a crescer. Maior parte das aceleradoras estão orientadas para ajudarem empresas no early-stage que se estão a preparar para financiamento de capital de risco.

Ativo corrente
Ativos que não têm caráter duradouro ou permanente numa empresa. São ativos de curto prazo e de maior liquidez, tais como os depósitos à ordem, os débitos sobre terceiros e as existências.

Ativos corpóreos
Ativos constituídos por terrenos, edifícios e instalações, máquinas e equipamentos.
 
Ativo intangível
Ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo, tais como software, licenças e patentes.

Ativo fixo tangível

Recursos detidos por uma empresa, com caráter de permanência ou continuidade, não se destinando a ser vendidos ou alvo de transformação decorrente das suas atividades normais.
 
Angariação de Fundos
O processo de procura de contribuições de capital por parte de investidores.
 
Aquisição de Direitos

Quando um colaborador de uma empresa adquire o direito à opção de compra de ações e contribuições conferido pelo empregador.  Os direitos são adquiridos ao longo do tempo até atingirem o seu valor total após um período de tempo pré-determinado. Por exemplo, se um colaborador adquire o direito a 200 ações durante 10 anos, em cada ano adquire 20 ações. Isto dá aos colaboradores um incentivo para trabalharem bem e ficarem com a empresa durante mais tempo.

Balanço
Documento contabilístico que reflete a situação financeira de uma empresa num determinado momento, registando os seus bens e os direitos (ativo), o capital próprio, e as obrigações da empresa perante terceiros (passivo).

Barreiras à entrada
Obstáculo que as empresas enfrentam ao entrarem num determinado mercado, provocados por empresas já instaladas, com o objetivo de impedir que novas empresas se estabeleçam e contribuam para baixar a rendibilidade do sector. As barreiras à entrada incluem, por exemplo, marca, patentes, direitos exclusivos de acesso a um canal de distribuição, altos investimentos necessários para a instalação.

Barreiras à saída
Dificuldade de abandonar a indústria quando esta regista rendibilidades baixas ou mesmo negativas. Por exemplo, indústrias que requerem investimentos em ativos específicos tendem a ter maiores barreiras à saída.

Bootstrap
Prática usada na criação de um negócio através de recursos próprios, sem investidores.

Break-even (Ponto crítico)
Ponto a partir do qual a empresa começa a apresentar resultados de exploração positivos. Quanto mais baixo for o ponto crítico de uma empresa, mais facilmente a empresa o consegue atingir e menor será o seu risco económico.

Budget
Orçamento periódico, normalmente anual, realizado por uma empresa, onde são incluídas as variáveis de custos, receitas e despesas.

Burn Rate
Um método de medição temporal que indica a taxa com que uma startup gasta o capital de exploração/capital próprio. As Burn Rates são habitualmente calculadas anual ou mensalmente, e em casos extremos podem ser calculadas semanal ou diariamente.

Business Angels (BA)
Investidor individual que investe diretamente o seu próprio dinheiro predominantemente em empresas em fase de arranque (seed) ou startup. Os BA tomam as suas próprias decisões de investimento e são financeiramente independentes, ou seja, uma possível perda total de seus investimentos de BA não vai mudar significativamente a situação económica dos seus ativos. Os BA, para além de investimento, fazem o acompanhamento e dão apoio estratégico aos empreendedores. São também conhecidos como Investidores Informais em Capital de Risco.

B2B – Business to Business
Comércio de empresa para empresa. Quando uma empresa tem como público-alvo para os seus produtos e serviços outra empresa. A tecnologia B2B é por vezes conhecida por tecnologia de empresas. É diferente da B2C, que se trata de comércio entre a empresa e o consumidor final, onde os produtos ou serviços são vendidos diretamente aos consumidores finais.

Cadeia de Valor
Conjunto de tarefas de determinado processo das quais resulta a criação de valor para o destinatário final.

Capital
Recursos financeiros atualmente disponíveis para investir em operações de financiamento. Os empreendedores angariam fundos para abrir uma empresa, e continuam a angariar fundos para promover o seu crescimento.

Capital de Risco
Fundos de apoio às empresas de pequena e média dimensão, já estabelecidas e com potencial de crescimento. Com duração média de cinco a sete anos, os recursos investidos financiam as primeiras expansões, levando o negócio a novos patamares no mercado.

Cocriação
Processo de desenvolvimento de uma solução, no qual todas as partes interessadas são convidadas a ter um papel ativo, numa relação de igualdade e reciprocidade.

Concorrência
Direta: A concorrência entre duas empresas que comercializam o mesmo produto/serviço no mesmo mercado.
Indireta: A concorrência entre duas empresas que comercializam produtos/serviços diferentes, mas que são utilizados para satisfazer ou considerados pelos consumidores que satisfazem a mesma necessidade de uma forma suficientemente adequada.

Conselho de Administração
Um grupo de pessoas influentes, eleitos pelos acionistas, para supervisionar e gerir as operações de uma empresa. O Conselho de Administração habitualmente inclui investidores e mentores. Nem todas as start-ups têm um Conselho de Administração, mas os investidores normalmente exigem a participação no Conselho de Administração em troca do seu investimento na empresa.

Contrato de Licença
Acordo pelo qual uma empresa concede a outra o direito de utilizar determinados conhecimentos (know-how) e explorar direitos de propriedade industrial contra um pagamento, expresso normalmente através de royalties.

Coworking
Espaço de trabalho partilhado por empreendedores. O objetivo passa por partilhar todos os recursos necessários ao funcionamento de uma empresa ou projeto, o que, na maioria dos casos, permite um ambiente mais informal.

Crowdfunding
Um método de financiar uma empresa ('equity crowdfunding') ou a fabricação de produto ('reward crowdfunding') através da angariação de pequenas contribuições de um número grande de pessoas (a 'multidão'), normalmente feito através da internet.

Crowdsourcing
Modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet, para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias – e também para gerar fluxo de informação.

Deadline
Conceito usado para especificar o prazo limite de uma determinada ação.

Deal Flow
Fluxo de apresentações de projetos de investimento e propostas de negócio recebidas por investidores, como Business Angels, ou Sociedades de Capital de Risco. É uma medida da vitalidade do negócio neste ramo de atividade.

Demonstração de Resultados

Documento contabilístico que evidencia os resultados (lucros ou prejuízos) obtidos na atividade desenvolvida pela empresa num determinado período.

Direitos Pro-Rata
Também conhecido pelos direitos supra pro-rata. A palavra pro-rata é derivada do termo Latino ‘em proporção.’ Um investidor de capital de risco com diretos supra pro-rata tem a opção de aumentar a sua participação numa empresa em rondas de financiamento posteriores.

Dívida Convertível
Dívida que pode ser convertida em capital com base em determinadas condições, tipicamente valorização e data pré-determinadas.

Dívida Privilegiada
Dívida que tem prioridade sobre outros valores mobiliários em caso de liquidação.

Due Diligence
Processo de análise/auditoria levado a cabo por uma pessoa ou entidade antes de entrar num negócio, nomeadamente antes de realizar um investimento numa sociedade ou empresa, com vista à minimização do risco incorrido.

Early Stage
Fase inicial do ciclo de vida de uma empresa que compreende as fases Seed e Startup e, em geral, decorre até se iniciarem vendas recorrentes de produtos/serviços.

EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
Indicador de fluxo de caixa calculado pela dedução de despesas ao valor das receitas sem levar em conta juros, impostos, depreciação e amortização.

Empreendedor
Uma pessoa que inicia um negócio, assumindo todos os potenciais riscos e os ganhos.

Empresa
O termo é tipicamente utilizado para fazer referência a uma empresa ou negócio (isto é uma empresa startup com base tecnológica é uma empresa que está a criar uma tecnologia para negócios).

Empresa Participada
Uma empresa em que uma determinada sociedade de capital de risco investe é considerada uma “empresa participada” dessa sociedade.

Empréstimo-Ponte
Também conhecido por empréstimo-swing. Um empréstimo a curto prazo para colmatar necessidades até obter o financiamento principal.

Encaixe do Produto no Mercado
Uma demonstração de mercado que há valor reconhecido e aceitação por parte dos potenciais consumidores para adquirir o produto/serviço oferecido pela empresa.

Evento de Liquidez
A venda de capital próprio num investimento de forma a realizar um investimento e reembolsar capital aos sócios de responsabilidade limitada.

Entrepreneur in residence (EIR)
Um empreendedor veterano que colabora com uma sociedade de capital de risco para apoiar a mesma na validação de potenciais investimentos e para servir de mentor para as empresas participadas da sociedade.

Financiamento Early Stage
Financiamento de empresas em fase de instalação ou numa fase em que a operação tenha sido iniciada recentemente e o volume de vendas é ainda nulo ou muito reduzido.

Financiamento Intermédio (Mezzanine)
Uma forma de capital híbrido tipicamente utilizado para financiar empresas jovens e maturas com fluxos de caixa positivos. É uma espécie de financiamento de dívida, mas que também tem instrumentos de capital ou opções incorporadas nele. As empresas a este nível, que já não são consideradas startups, mas que ainda não são cotadas, são tipicamente conhecidas como empresas de “nível intermédio”.

Financiamento Seed Capital (Capital Semente)
Financiamento destinado à investigação e desenvolvimento do conceito inicial, antes do negócio ter atingido a fase de early stage.

Fluxo de Caixa
Quantidade de dinheiro que é recebido e pago por um negócio durante um determinado período.

Fundador
O criador da empresa, os seus sócios, caso existam, são os co-fundadores.

Fundo
Um instrumento de investimento que consiste no capital investido por sócios com responsabilidade limitada, angariado pelo sócio geral. Os fundos tipicamente têm sectores, regiões e valores negociados específicos, alvos do seu investimento.

Fundo de Capital de Risco (FCR)
Fundo criado para realizar investimentos de Capital de Risco.

Fundo de Fundos
Fundo criado para prestar apoio de um ou mais programas a vários instrumentos financeiros, nomeadamente outros fundos de investimento.

Fundo de Maneio
Diferença entre os ativos correntes e o passivo de curto prazo de uma empresa.

Incubadora
Instituições ou iniciativas que oferecem às startups a oportunidade de desenvolverem as suas ideias de negócio, beneficiando-as com apoio prático em termos de infraestrutura e aconselhamento, por um determinado período de tempo. É uma analogia com os nascimentos de bebés: os que nascem frágeis ficam dentro da incubadora até terem condições para seguir a vida fora delas.

Indicadores Chave de Desempenho (KPIs)
Um conjunto de medições que podem ser utilizados para avaliar o desempenho e estado de um determinado negócio ou setor. Os KPIs podem incluir medidas de crescimento da receita, taxas mensais de crescimento de utilizadores ativos para determinadas empresas tecnológicas ou taxas de alavancagem, entre muitos outros. Dependendo da estratégia e as iniciativas operacionais de uma determinada empresa, os KPIs têm prioridades diferentes.

Inovação
Implementação de uma nova ideia ou melhoria de uma solução através de um novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objetivo de aumentar o desempenho, o conhecimento e a posição competitiva.

Investidor Principal
A sociedade de capital de risco ou investidor individual que investe o valor mais alto numa determinada ronda de financiamento numa empresa.  Como financiador principal, o investidor principal determina a valorização atual da empresa e tipicamente a maioria das condições relevantes do financiamento.

Investimento de Capital Próprio
Disponibilização de capital a uma empresa, capital esse que é investido, direta ou indiretamente, por contrapartida da propriedade de uma parte correspondente dessa empresa.

Investimento de Quase-Capital
Tipo de financiamento classificado entre capital próprio e dívida, com um risco maior do que a dívida sénior e um risco menor do que o capital ordinário, e cujo retorno para o titular se baseia predominantemente nos lucros ou prejuízos da empresa-alvo subjacente, não sendo garantido em caso de incumprimento. Os investimentos de quase-capital podem ser estruturados como uma dívida, não garantida e subordinada, incluindo a dívida mezzanine, e, em alguns casos, convertível em capital próprio, ou como capital próprio preferencial.

Investimento em Capital de Risco
“De acordo com o Artigo 3º do Regime Jurídico do Capital de Risco, do Empreendedorismo Social e do Investimento Especializado: 1 – Considera-se investimento em capital de risco a aquisição, por período de tempo limitado, de instrumentos de capital próprio e de instrumentos de capital alheio em sociedades com elevado potencial de desenvolvimento, como forma de beneficiar da respetiva valorização; 2 – As sociedades de investimento em capital de risco e os fundos de capital de risco são organismos de investimento alternativo fechados que em conjunto se designam «organismos de investimento em capital de risco».”

IPO (Initial Public Offering)
Oferta Pública Inicial. A primeira oferta de ações de uma empresa quando abre o capital e passa a vender ações na bolsa de valores.

Joint-Venture
Participação de várias empresas no capital de uma unidade económica juridicamente independente, com o fim de desenvolverem uma atividade produtiva e/ou comercial, dando assim origem à partilha do respetivo património, lucros e risco do negócio.

Liquidação
O processo de liquidação de uma empresa através da venda de todos os seus ativos (tornando os líquidos).

MBO (Managment Buy-Out)
Aquisição de uma empresa, pelos seus quadros, graças a financiamento externo.

Meetup
É um encontro informal para promover a troca de ideias entre vários agentes do meio empresarial, desde CEOs a programadores, passando por investidores.

Mentor
É um conselheiro empresarial. Tem um papel fundamental no processo de validação, início ou desenvolvimento de uma startup, quando os empreendedores mais necessitam. São também figuras muito conhecidas em eventos e competições de startups, assessorando os novos empreendedores no desenvolvimento de ideias e do modelo de negócio. Ter um bom mentor pode ser decisivo para um empreendedor vingar.

Mercado-Alvo
Grupo de consumidores a quem a empresa decide dirigir os seus produtos, serviços e ideias com uma estratégia destinada a satisfazer necessidades e preferências.

Minimum Viable Product (MVP - Produto Mínimo Viável)
Consiste numa versão mais simples de um produto, criada com o mínimo esforço e recursos, utilizada para o teste e validação do negócio.

Modelo de Negócio
É a forma como a empresa vai criar valor, entregá-lo aos clientes e gerar rendimentos no processo.

NDA (Non-Disclosure Agreement)
É um acordo de confidencialidade que os empreendedores assinam com os credores ou parceiros para se certificarem de que a sua ideia não será copiada ou fabricada por outros.

Networking
É uma rede de contactos. Ampliá-la é um exercício fundamental para qualquer novo empreendedor que queira dar a conhecer o seu projecto.

Nicho de Mercado
Pequeno segmento de mercado constituído por um conjunto de consumidores com um perfil homogéneo e perfeitamente identificável.

Obrigações com “cap
Refere-se a um limite máximo colocado em obrigações de investidores numa ronda de financiamento. Por exemplo, quando os empreendedores e os investidores concordam em colocar um "cap" (tecto) na valorização da empresa ao qual as obrigações podem ser convertidas em capital. Isto significa que os investidores terão uma determinada percentagem de uma empresa em relação ao “cap” quando a empresa realizar outra ronda de financiamento, se a ronda for fixada a um preço mais elevado que o tal cap. As rondas sem “cap” são geralmente mais favoráveis para os empreendedores. Para que não hajam dúvidas, os empreendedores deverão ficar cientes de que o “cap” não é tipicamente o único determinante do preço numa obrigação com “cap”.

Pari Passu
Expressão latina que significa “em igual passo”, “simultaneamente”, “a par”, “ao mesmo tempo”, significando em termos financeiros, em igualdade de condições, de modo que todas as partes sejam tratadas da mesma maneira. Por exemplo, quando se diz “os investidores receberão/pagarão pari passu”, significa que estes receberão/pagarão proporcionalmente ao seu comprometimento de investimento.

Passivo Corrente
Dívidas da empresa, que devem ser pagas num prazo inferior a doze meses.

Pitch (Elevator Pitch)
Comunicação sumária, normalmente de 3 a 5 minutos, de uma proposta de valor de uma ideia de negócio, com o objetivo de encontrar um potencial investidor ou parceiro.

Pivot
Pivot, ou pivotar, significa redirecionar o modelo de negócios da empresa em busca de saídas mais lucrativas, mas mantendo a base para não perder a posição já conquistada.

Potencial de Mercado
Valor que determinado segmento está disposto a pagar pelo produto.

Posicionamento
Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes-alvo.

Proposta de Valor do Negócio
O valor percecionado pelos clientes ou potenciais clientes relativamente a um produto/serviço diferenciado, que responde a um problema e satisfaz uma necessidade detetada. Pode ser aplicada a uma organização ou apenas a alguns produtos/serviços, sendo definida através da identificação e da criação de benefícios disponibilizados aos clientes ou potenciais clientes, o que determina o seu posicionamento de valor face aos concorrentes ou potenciais concorrentes.

Prova de Conceito
Uma demonstração da viabilidade de um conceito ou uma ideia em que uma startup se baseia. Muitos investidores de capital de risco exigem uma prova de conceito se quiser fazer um ‘pitch’ com eles.

Quota de Mercado
Fração de mercado que uma empresa ou produto/serviço detém, obtida pelo quociente entre as vendas do produto/serviço e as vendas totais no mercado.

Recapitalização
Uma reorganização da estrutura de capital da empresa, alterando a combinação de capital e dívida. Uma empresa normalmente recapitaliza para se preparar para uma saída, impostos mais baixos ou para se defender de uma aquisição.  

Referência (Benchmark)
O método utilizado por startups para medirem o seu sucesso atual. Um investidor mede o crescimento de uma empresa verificando se atingiram ou não determinados marcos de referência. Por exemplo, a empresa A atingiu a referência ao ter X valor de receitas recorrentes depois de 2 anos no mercado.

Retorno sobre o Investimento - ROI
O famoso “retorno sobre o investimento”. É o dinheiro que um investidor recebe de volta como percentagem do valor que investiu na empresa. Por exemplo, se um investidor investe €2 milhões em contrapartida de uma participação de 20 por cento no capital social de uma empresa e essa empresa é adquirida por €40 milhões, o retorno do investidor é de €8 milhões.

Ronda
São rondas de investimento no percurso de uma startup. Depois do seed capital, as empresas seguem para a primeira ronda, a Round A, à que se segue a B, e assim por diante.

SaaS
Software como Serviço. Um produto de software alojado remotamente, normalmente através da internet (também conhecido por “na cloud”) para o qual o consumidor paga uma assinatura regular para o seu uso (não a sua aquisição) – que pode ser rescindido remotamente em caso de não pagamento ou rescisão contratual (daí ser um modelo de negócio de serviço, no entanto escalável).

Saída (Exit)
Liquidação de participações realizada por um intermediário financeiro ou investidor, incluindo a venda comercial, as amortizações por perda, o reembolso de ações/empréstimos, a venda a outro intermediário financeiro ou a outro investidor, a venda a uma instituição financeira e a venda por oferta pública, incluindo uma oferta pública inicial (OPI).

Seed Capital
O capital semente, isto é, o valor que se capta quando o negócio ainda está em fase inicial, para poder dar os primeiros passos no mercado. Nessa fase, há os seed rounds, as rondas de investimento inicial, para levantar o primeiro dinheiro externo a entrar numa startup (seed money).

Seed Stage
Fase anterior ao arranque formal de uma empresa, onde se avalia e desenvolve um conceito inicial de produto/serviço.

Segmento de mercado
Grupo de indivíduos com necessidades e preferências semelhantes em termos de consumo.

Série
Refere a uma ronda de financiamento especifica que a empresa está a angariar. As rondas de financiamento de capital de risco tipicamente ocorrem após a verificação de determinadas metas (milestones): a Série A ocorre quando um investimento seed levou a empresa até onde podia; uma Série B poderá ocorrer quando a empresa está perto de atingir rentabilidade, mas necessita de capital para fazer face a necessidades de recrutamento ou desenvolvimento; Série C e D+ são conhecidas como rondas de late stage, e normalmente ocorrem quando a empresa já tem o seu modelo de negócio bem desenvolvido, está a gerar receitas significativas e quer expandir em grande escala.

Setor
O mercado em que o produto ou serviço de uma empresa startup se insira. Por exemplo: tecnologia de consumo, tecnologia limpa, biotecnologia, e a tecnologia das empresas. Os investidores de capital de risco têm experiência em investir em determinados setores relacionados e, portanto, costumam não investir fora da área do seu conhecimento.

Sociedades de Capital de Risco

Operador Financeiro que gere Fundos de Capital de Risco.

Sócio de responsabilidade limitada
Um investidor, normalmente uma instituição ou investidor credenciado, que investe numa sociedade limitada de ‘private equity’.

Spin-off
Criação de uma nova empresa independente, de produtos ou serviços inovadores, gerados inicialmente a partir de um projeto numa empresa-mãe já existente.

Stage
A fase de desenvolvimento em que se encontra uma empresa. Não existe nenhuma regra explícita que define cada fase, mas tende a ser categorizada por early stage, mid-stage e late stage.

Startup
Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Há um alto risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos inicias e são altamente escaláveis, isto é, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Eric Ries, autor do livro 'Lean Startup', define startup como “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

Startup Stage
Fase de arranque de uma empresa onde se inicia o desenvolvimento de produtos/serviços para comercialização.

Term Sheet
Uma proposta não vinculativa que traça os aspetos principais de um investimento a ser realizado numa empresa. A proposta estabelece a base para preparação dos documentos legais detalhados.

Tração
A evidência quantitativa da procura do mercado. É a prova de que o produto ou serviço é necessário e pode ser expresso, conforme o caso, com diferentes métricas (receitas, margens, membros ativos, utilizadores registrados, tráfego).

Tranche
Uma parcela de um investimento mais visto/utilizado nas rondas de capital de risco. Em muitos acordos (principalmente os relacionados com cuidados de saúde), a segunda parcela/tranche/prestação da ronda é feita ao verificarem-se determinadas condições (milestones), tais como aprovação regulamentar. Cada tranche ou prestação de uma ronda fará parte da mesma ronda.

Unicórnios
As startups com um valor de mercado superior a 1000 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros), um clube que conta com pouco menos de 200 empresas em todo o mundo.

Valor da Empresa
Indicador de quanto vale uma empresa calculada como capitalização de mercado, incluindo todas as dívidas e os interesses de capital próprio, menos o excedente liquido.

Valorização
Quanto vale uma startup caso seja vendida. É geralmente referida quando uma startup acaba de receber dinheiro.

Valorização antes/após o aporte
A valorização antes do aporte (pre-money) refere-se ao valor atribuído a uma empresa antes dos investidores investirem o seu capital;
A valorização após o aporte (post-money) é quanto a empresa vale depois de infusão de capital. A maioria das referências são feitas à valorização da empresa após o aporte. As valorizações antes do aporte podem ser calculadas ao subtrair o valor investido do valor da valorização após o aporte.

Vantagem Competitiva
Vantagem que uma empresa detém em relação aos seus concorrentes, geralmente demonstrada pelo seu desempenho superior.