Governo Regional dos Açores

Por Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo dos Açores

O Governo dos Açores tem vindo a consolidar a sua estratégia de apoio ao empreendedorismo, em várias frentes, sendo certo que o Capital de Risco é uma dessas frentes. O Fundo Azores Ventures, que conta com a participação do Governo Regional dos Açores, nasce para investimentos em Startups que apresentem um grande potencial de retorno sem dissociar os elevados níveis de risco, sendo uma alternativa para financiamento aos vários instrumentos tradicionais e outros já existentes nos Açores (e.g. Vale incubação, Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial). O Fundo Azores Ventures foi criado pela Vice-presidência do Governo dos Açores, e é gerido pela Portugal Ventures, em estreita colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento empresarial dos Açores (SDEA). Além do Fundo foram lançadas linhas de apoio para Business Angels e está previsto lançamento de linhas de financiamento para Capitais de Risco.

Estimamos que, até aos dias de hoje, a nossa parceria com a Portugal Ventures, já permitiu a participação em 5 Startups, em valores que ascendem, no total, a 1 milhão de euros.

A política de investimentos em Startups, com sede nos Açores, através de entidades especializadas em capital de risco, demonstra que o ecossistema empreendedor dos Açores e os nossos empreendedores têm vindo a crescer e a aproveitar os novos instrumentos financeiros disponíveis. É fundamental para captarmos investimento, nos dias de hoje, a alavancagem do Capital de Risco nas novas empresas com rápido potencial de crescimento. O que nós pretendemos é que haja impacto positivo no ecossistema regional, e que daí venha um efeito multiplicador na economia. A postura do Governo é a de que a execução dos Fundos de Capital de Risco seja às melhores StartUps, por isso é que entendemos que a Portugal Ventures deve gerir o processo. Será sempre a de apoiar os empreendedores e investir em projetos de valor acrescentado para a Região. Desejo a ambas as empresas participadas um enorme sucesso e que continuem a trabalhar e a aproveitar as condições favoráveis ao desenvolvimento de negócios que conseguimos criar nos Açores.