SCIENCE4YOU E BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO ASSINAM ACORDO DE FINANCIAMENTO DE 10 MILHÕES DE EUROS NO ÂMBITO DO PLANO DE INVESTIMENTO PARA A EUROPA

logos_1.png

O Banco Europeu de Investimento (BEI) está a apoiar a educação científica das crianças e financia a estratégia de crescimento da Science4you, empresa 100% portuguesa especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos com um financiamento de 10 milhões de euros, que se traduz num instrumento híbrido de dívida e capital (Quasi-equity), para o desenvolvimento de novos produtos e expansão das vendas.

O acordo, assinado hoje na sede da Science4you, em Loures, por Román Escolano, Vice-presidente do BEI e Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you, na presença de Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, é garantido pelo Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, o núcleo do Plano de Investimento para a Europa, o Plano Juncker.

A maioria dos investimentos decorrerá em Portugal e terá como objetivo financiar o aperfeiçoamento dos processos de produção através da compra de novos equipamentos e licenças. O apoio financeiro do BEI vai também contribuir para o lançamento de novos produtos com base no conceito STEM, que combina Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na criação de brinquedos que fomentam a aprendizagem das crianças enquanto estas se divertem. Os novos brinquedos chegarão a mais crianças: a Science4you continuará a sua expansão para os mercados externos que já representam 60% das vendas. Paralelamente, a Science4you vai continuar a desenvolver e implementar a sua estratégia de e-commerce.

O projeto, financiado pelo BEI e apoiado pela garantia do Plano Juncker, vai ser implementado nos próximos três anos e contribuir para a criação de emprego. A empresa, fundada em 2008, emprega atualmente mais de 300 pessoas, um número que vai crescer para mais de 660 até ao final de 2020. As contratações decorrerão, na maioria, em Portugal.

‘Estamos muito contentes em contribuir para a expansão da Science4you, uma PME portuguesa que exemplifica como o investimento em boas ideias desencadeia emprego e crescimento. Além disso, este acordo mostra que o apoio financeiro do BEI não atinge apenas projetos e infraestruturas de grande dimensão, mas também empresas mais pequenas dispostas a investir no desenvolvimento e na inovação. O apoio às PMEs é uma das prioridades do Banco da União Europeia em Portugal’, afirma Román Escolano, Vice-Presidente do BEI que supervisiona as operações do Banco da UE em Portugal.

Para Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, ‘É muito satisfatório ver empresas portuguesas a utilizarem tão bem o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, sendo que Portugal está atualmente classificado entre os cinco maiores países da UE em investimentos desencadeados em relação ao PIB. O acordo assinado hoje com a Science4you mostra o impacto positivo que o Plano Juncker está a ter nas PME’s em toda a Europa. A curto prazo, este projeto vai criar mais de 300 postos de trabalho em Portugal. A longo prazo, ao investir na educação das nossas crianças através do conceito STEM, estamos a desenvolver a próxima geração de cientistas e inovadores’.

‘A Science4you continua a crescer, não apenas em Portugal, mas também em outros mercados, onde os nossos brinquedos já são comercializados em mais de 20.000 pontos de venda de retalhistas de referência como a Target, Harrods e John Lewis. Esta ronda de financiamento vai permitir-nos continuar a crescer a nível internacional, mas também apostar em novas ferramentas e no mercado de e-commerce, fundamental para o crescimento da empresa’, explica Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you.

Graças ao apoio do Plano Juncker, o BEI tem a capacidade para facultar à Science4you o financiamento vantajoso e flexível necessário para acelerar o crescimento da empresa e garantir a implementação da sua nova estratégia. O investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento é um dos pilares do Plano de Investimento para a Europa.

Recorde-se que, este ano a Science4you apostou na expansão da fábrica no MARL, com o objetivo de aumentar o espaço de produção para assim dar resposta ao crescimento da empresa, num investimento de três milhões de euros para os próximos três anos.

 ‘Em 2008 acreditámos na ambição do Miguel Pina Martins em querer transformar uma empresa 100% portuguesa numa empresa global. Passados nove anos, o Banco Europeu de Investimento junta-se ao projeto e financia a Science4you com dez milhões de euros. Considero que este financiamento constitui uma importante validação dos resultados que a empresa tem vindo a alcançar e um reforço relevante na afirmação desta nossa participada no mercado internacional de brinquedos de aprendizagem STEM’, sublinha Celso Guedes de Carvalho, CEO da Portugal Ventures, a capital de risco que investiu há nove anos na Science4you.

Informação de background:

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de crédito a longo prazo da União Europeia detida pelos seus Estados-Membros. Disponibiliza recursos financeiros a longo prazo para investimentos sólidos, a fim de contribuir para os objetivos da política da UE. Apenas em Portugal, em 2016, o BEI disponibilizou mais de 1,4 mil milhões de euros para diferentes projetos no país. Para mais informações sobre o BEI em Portugal, clique aqui.

40 anos de atividade em Portugal: o BEI é um parceiro de longa data de Portugal. O banco da UE iniciou o seu apoio à economia portuguesa em 1976, mesmo antes da adesão do país à então Comunidade Europeia em 1986. Até agora, o BEI emprestou mais de 45 mil milhões de euros para financiar projetos em Portugal. O Grupo BEI, que compreende o BEI e a sua subsidiária, o Fundo Europeu de Investimento, financiou mais de 25.000 PMEs através de linhas de crédito em cooperação com o sistema bancário nacional. 40 anos de uma forte relação no financiamento de grandes projetos em todo o país que contribuiu para a modernização de Portugal.

O Plano de Investimento para a Europa, o chamado "Plano Juncker", é uma das principais prioridades da Comissão Europeia. Concentra-se em aumentar os investimentos para criar empregos e crescimento, fazendo uso mais inteligente dos recursos financeiros novos e existentes, eliminando os obstáculos ao investimento e proporcionando visibilidade e assistência técnica aos projetos de investimento.

O Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) é o pilar central do Plano Juncker. Faculta uma garantia de perda inicial, permitindo ao BEI investir em projetos mais, muitas vezes mais arriscados. O EFSI já está a mostrar resultados concretos. Os projetos e os acordos aprovados para financiamento no âmbito da EFSI até ao momento deverão mobilizar mais de 240 mil milhões de euros em investimentos e apoiar cerca de 461.000 PMEs em todos os 28 Estados-Membros.

Para obter informações adicionais sobre o Plano de Investimento para a Europa em Portugal, clique aqui.

Sobre a Science4you:

A Science4you é uma empresa 100% portuguesa que se dedica à produção, desenvolvimento e comercialização de brinquedos educativos, que estimulam o conhecimento de crianças e jovens. Constituída em janeiro de 2008, a empresa nasce de um projeto académico de Miguel Pina Martins, fundador e CEO. Financiada por capital de risco e business angels, a Science4you foi criada no âmbito do Programa FINICIA, com um capital social de 55 mil euros, em que 45 mil constituíram micro capital de risco financiado pela Inovcapital.

Conta neste momento com escritórios em Lisboa e no Porto, e as filiais em Madrid e Londres, situadas respetivamente, no Parque Científico de Madrid e no Knowledge Dock Business Center. Exporta regularmente para mais de 40 países e conta com uma linha de mais de 500 brinquedos científicos. Outros serviços incluem a organização de festas de aniversário e campos de férias científicos, workshops de ciência em escolas e ATLs, bem como formação de jovens e docentes.