Em março de 2020, o mundo mudou. Devido à pandemia causada pelo Covid-19, o sector do Alojamento Local sofreu um forte retrocesso.
Passados 7 meses, é inegável que a aposta em tecnologias contactless deverão ganhar tração no setor do Turismo, particularmente, no Alojamento, para que seja possível redesenhar a experiência do turista e torna-la segura e adaptada às circunstâncias que vivemos.
Inúmeros cancelamentos trouxeram um cenário cinzento a quem gere estas unidades. Equacionar outras alternativas, nomeadamente a redução de custos operacionais, é crucial para manter-se no ativo.
As fechaduras inteligentes são soluções cada vez mais comuns e requisitadas por quem tem unidades de alojamento local, por serem um sistema seguro, eficaz, cómodo e com rápido retorno do investimento associado.
Estes sistemas oferecem maior controlo do acesso às propriedades, gestão simplificada para os proprietários, acesso intuitivo para hóspedes, facilidade e versatilidade de uso e ainda integração com channel managers.
Na prática, este sistema permite um check-in não presencial, mais autonomia aos hóspedes no acesso à propriedade, utilizar códigos digitais em vez das tradicionais chaves, impedindo esquecimentos e perdas, bem como deslocações desnecessárias.
Mas não fica ainda por aqui. Permitem ainda prolongar imediatamente a estadia, através da alteração do check-out e possibilitam a integração automática com calendários, resultando numa gestão mais eficaz das entradas e saídas.
Sem restrições de suporte tecnólogico para o hóspede, por não ser necessário descarregar nenhuma App para o seu telemóvel, as fechaduras inteligentes dispõem ainda de várias formas de abertura de porta, factor que lhes confere uma enorme flexibilidade, nunca descurando a segurança. Outro factor crucial é o suporte técnico no local, proporcionado por uma rede de parceiros especializados que asseguram todo o apoio necessário ao cliente, sempre que solicitado.
Carlos Rosa, CEO Homeit