
Lisboa, 2 de julho de 2025 – A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, anuncia o reforço do seu investimento na INEYE Therapeutics, uma startup biotecnológica que está a revolucionar o tratamento de doenças oculares. O follow-on, no valor de 250 mil euros, foi realizado em coinvestimento com a Insight Venture, num total de 600 mil euros investidos nesta ronda.
A primeira aposta na INEYE foi feita através da Call INNOV-ID, em 2023, com um investimento inicial de 100 mil euros. Com esta nova ronda, a startup dá mais um passo na validação clínica da sua tecnologia inovadora e patenteada de administração ocular de fármacos, que permite libertar medicamentos de forma controlada no olho durante vários meses – eliminando a necessidade de gotas diárias e aumentando a adesão ao tratamento e a sua eficácia. Nesta primeira fase a empresa direcionará a investigação da sua tecnologia para a terapêutica do olho seco.
Fundada em 2017 por dois investigadores da Universidade de Coimbra, a INEYE nasceu com o propósito de transferir para o mercado os resultados de investigação de um dos cofundadores durante o seu doutoramento. A tecnologia desenvolvida já se encontra patenteada em diversos países e posiciona a startup na vanguarda da inovação na área da oftalmologia.

Com este reforço de capital, a Portugal Ventures reafirma o seu papel na dinamização do ecossistema de saúde e biotecnologia, investindo em soluções com potencial de internacionalização e forte base científica.