História, Visão e Valores

A nossa história

Criada em Junho de 2012, a Portugal Ventures resultou da fusão de três das mais representativas Sociedades de Capital de Risco em Portugal – AICEP Capital, InovCapital e Turismo Capital. Foi assim que assumiu um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo.

Hoje, a Portugal Ventures integra o Setor Empresarial do Estado e é responsável pelo investimento público de capital de risco de tipo Venture Capital, desenvolvendo a sua atividade nas mesmas condições e termos aplicáveis a qualquer empresa privada e estando sujeita às regras gerais da concorrência nacionais e comunitárias.

A Portugal Ventures, como Sociedade de Capital de Risco, e os Fundos de Capital de Risco por si geridos, estão sujeitos à supervisão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para a Portugal Ventures, a governação representa cumprir e aplicar os Princípios de Bom Governo das Empresas do Setor Empresarial do Estado constantes do Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro. Neste âmbito, toda a informação pública relativa à Portugal Ventures pode ser acedida no site da DGTF.

A nossa visão

A Portugal Ventures nasceu com a ambição de impulsionar o sucesso global das empresas portuguesas, levando-as a atingir metas de competitividade em todas as fases de desenvolvimento do seu negócio.

Ao longo dos anos, temos trabalhado com este objetivo: fazer da Portugal Ventures o parceiro de referência no capital de risco em Portugal, desenvolvendo estratégias diferenciadoras de crescimento, competitividade e capacidade de internacionalização para cada participada em que investimos.

Os nossos valores

A prossecução da nossa visão é orientada por um conjunto de valores corporativos que suportam a nossa cultura e reforçam a nossa identidade:

  • Compromisso – temos um sentimento de orgulho, pertença e lealdade. Agimos de acordo com as prioridades e objetivos da Organização, assumindo a responsabilidade de dar o nosso contributo individual para o sucesso e a sustentabilidade de cada participada em que investimos.
  • Excelência – acreditamos que o cliente, interno e externo, é a prioridade e que todas as ações têm impacto na sua satisfação. Colocamos o cliente no centro da nossa atuação, promovendo relações de proximidade e personalizando a interação. Atuamos como um parceiro capaz de antecipar e/ou identificar as suas necessidades, sendo perseverante a assegurar a sua plena satisfação e um serviço de excelência.
  • Transparência – somos imparciais e isentos na execução das nossas responsabilidades, visível através de uma atuação individual íntegra e em consonância com os princípios e com o Código de Conduta da Portugal Ventures, mantendo a consistência ao longo do tempo. Valorizamos e cumprimos as regras de controlo e os procedimentos aplicáveis à atividade desenvolvida, sendo rigorosos de modo a assegurar a fiabilidade da informação reportada e dos outputs finais.

Informações Legais:

O capital social da Sociedade, integralmente subscrito e realizado é de € 40.412.650,00 (quarenta milhões, quatrocentos e doze mil, seiscentos e cinquenta euros), representado por 8.082.530,00 (oito milhões, oitenta e duas mil, quinhentos e trinta) ações de valor nominal de 5 euros cada uma.

A Portugal Ventures está matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o número único de matricula e de identificação de pessoa coletiva 502206128.

As remunerações pagas pela Portugal Ventures aos membros dos Órgãos Sociais encontram-se disponíveis no Relatório de Gestão de Contas e no Relatório do Governo Societário, bem como no site da DGTF.

Obrigações de Serviço Público:
A Portugal Ventures não celebrou qualquer contrato com entidade pública que tenha confiado à entidade a prestação de um serviço público ou de interesse geral.

Modelo de financiamento e apoios financeiros recebidos do Estado:
A Portugal Ventures não recebeu qualquer financiamento do Estado.