Portugal Ventures apresenta a sua nova liderança para o triénio 2025–2027

A Portugal Ventures (PV), sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, inicia hoje um novo ciclo com a entrada em funções do novo Conselho de Administração, que irá liderar a instituição no triénio 2025-2027. Esta transição representa o reforço da missão da Portugal Ventures como um dos mais relevantes instrumentos de investimento em capital para o desenvolvimento do ecossistema empresarial português.

Com uma nova liderança e uma estratégia renovada, a Portugal Ventures posiciona-se para ser uma organização mais próxima, mais ágil e mais preparada para projetar o futuro das empresas nacionais.

Nova Equipa de Gestão

O novo Conselho de Administração é composto por:

  • Marco Neves, Chief Executive Officer
  • João Paulo Miranda, Executive Viev-President
  • Carla Areias, Executive Board Member

Marco Neves assume a presidência da Portugal Ventures, trazendo consigo mais de três décadas de experiência no setor financeiro, tendo liderado instituições bancárias, sociedades de investimento e entidades públicas. Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Parpública, S.A. e Presidente da Comissão Executiva da Lisgarante, acumulando igualmente como Administrador Executivo na Garval e Norgarante. Exerceu ainda cargos de Administrador Executivo no Banco Português de Fomento e na SPGM, com responsabilidades em risco de crédito, gestão de ativos, garantias e desenvolvimento de negócio. A sua carreira inclui também funções de direção no Novo Banco e no Banco Espírito Santo, em áreas como private equity e banca de empresas e institucionais. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão, complementou a formação com pós-graduações e programas executivos em instituições como o INSEAD e a Nova SBE. Reconhecido pela liderança e capacidade de negociação, integrou diversos comités de investimento e é membro da INSEAD Alumni Association Portugal.

 “Queremos reforçar a proximidade com as empresas, assumindo um papel estratégico no desenvolvimento dos seus projetos e consolidar a Portugal Ventures como um parceiro de excelência, combinando conhecimento, experiência e proximidade na criação de valor para a economia. Iniciamos este mandato com confiança e sentido de missão, determinados a colocar todo o nosso potencial ao serviço da inovação, do crescimento sustentável e do tecido empresarial português.”

João Paulo Miranda, nomeado Vice-Presidente, é gestor sénior no setor financeiro, com mais de 15 anos de experiência em estratégia de negócio, produtos bancários, CRM, finanças e transformação digital. Foi Diretor de Marketing no Banco Atlântico Europa, liderando o ciclo de vida de produtos e a estratégia de marca, com impacto no crescimento da base de clientes e na adoção digital. Ao longo da sua carreira no Millennium BCP desempenhou cargos de destaque, incluindo Diretor de Produtos de Poupança e Investimento, Diretor de Planeamento e CRM, Diretor de Tesouraria e Pagamentos PME & Corporate e Consultor de Estratégia internacional, tendo liderado projetos de inovação, digitalização e expansão em vários mercados. Com experiência internacional na Polónia, Turquia, Roménia, Grécia e EUA, foi também Diretor de Planeamento Financeiro no Millennium BIM em Moçambique. É licenciado em Administração de Empresas pela Boston University e fluente em português e inglês.

 “A confiança que o mercado deposita na Portugal Ventures reforça a nossa ambição de crescimento e o papel central no desenvolvimento do setor do capital de risco. Pretendemos combinar visão estratégica com execução rigorosa, ao lado de quem transforma ideias em crescimento real.”

Carla Areias, enquanto Vogal, traz uma sólida experiência de mais de 25 anos na gestão financeira, tendo desempenhado funções de liderança em empresas de grande dimensão no âmbito de gestão de ativos e de entidades reguladas. Foi até ao momento CFO na Atila Unipessoal, Lda., entidade portuguesa do fundo AFE S.A. SICAV-RAIF, assegurando o reporte financeiro local, bem como responsável pelo reporte operacional de investimentos em vários países europeus detidos pelo grupo Veld e mais recentemente pela Arrow Global. Foi também Diretora Financeira na Whitestar Asset Solutions, onde liderou equipas até 30 pessoas, abrangendo o controlo interno, gestão de cobranças e reporte financeiro, inclusivamente junto do Banco de Portugal e CMVM, participando em processos de titularização e respetiva implementação em sistemas, processos de Due Diligence e integração no processo de transformação financeira do grupo. É licenciada em Fiscalidade pelo ISCAL e possui um Mestrado Executivo em Contabilidade pelo INDEG-ISCTE, sendo fluente em português, inglês, alemão e francês.

“A sustentabilidade financeira e o rigor na gestão são pilares essenciais da nossa atuação. Comprometemo-nos a assegurar a eficiência dos fundos sob gestão e a robustez e transparência dos processos que sustentam o nosso impacto.”

Diretrizes Estratégicas

Para o triénio 2025–2027, a nova equipa definiu um plano de ação assente em seis grandes eixos: reforço das competências internas, valorização da cultura organizacional, revisão da estrutura de governação, modernização de processos, reconfiguração dos fundos sob gestão e uma nova ambição estratégica para apoiar o tecido empresarial nacional.

A Portugal Ventures reafirma o seu compromisso com o investimento de impacto, a criação de valor e o crescimento sustentável das empresas portuguesas, assumindo-se como um parceiro ativo e estratégico no desenvolvimento da economia do país.