A Portugal Ventures lança nova iniciativa – Call Expand – Para empresas em expansão em novos mercados

Lisboa, 20 de março de 2023 – A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, orgulha-se de lançar pela primeira vez uma iniciativa destinada a empresas que se encontrem em fase de preparação para a internacionalização dos seus negócios. As candidaturas estão abertas até 8 de maio.

Atenta à evolução do ecossistema e como uma das entidades principais na dinamização do mesmo, a Portugal Ventures responde mais uma vez, positivamente, a uma necessidade no financiamento para as empresas que pretendem criar as condições para a expansão dos seus negócios a nível internacional. A Portugal Ventures nos seus 11 anos de existência, respondeu até ao momento a todas as fases anteriores de investimento – pre-seed e seed – e com a Call Expand vai colmatar esta falha de mercado existente no ecossistema, de capacitar as empresas dos meios necessários para este desafio que é a internacionalização de um negócio.

A Call Expand tem como objetivo o investimento em empresas com alto potencial de crescimento, valorização e rentabilidade, tendo como condições principais de elegibilidade:

  • Empresas tecnológicas, com produto desenvolvido e que apresentem receitas nos últimos 12 meses de pelo menos 250 mil euros.
  • De todos os setores económicos, exceto empresas do setor primário (por ex. Agricultura, pecuária, pesca, processamento de comida e outros).
  • Com presença significativa e operações em Portugal (localizando a sede em Portugal) e com o objetivo de expandir o negócio a nível internacional.

O ticket de investimento é entre 500 mil euros e 2 milhões de euros.

Teresa Fiúza, Vice-Presidente da Portugal Ventures, salienta “É com enorme satisfação que lançamos esta iniciativa que será fundamental para alavancar o potencial das empresas tecnológicas, e que pretendem dar o próximo passo no crescimento dos seus negócios. É uma fase crucial para as empresas que irá permitir abrir portas para novas oportunidades comerciais e de investimento internacional. Com a Call Expand a Portugal Ventures irá igualmente potenciar Portugal para o Mundo através de projetos e negócios escaláveis e de empreendedores altamente qualificados, evidenciando mais uma vez o porquê de Portugal ser cada vez mais um hub tecnológico de referência internacional.”