Portugal Ventures Impulsiona a Eficiência Energética na Hotelaria com o investimento na MTI – MANAGING THE INTELLIGENCE

Porto, 23 de maio 2022 – A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento, orgulha-se de anunciar o mais recente investimento numa empresa tecnológica cuja solução é direcionada para as unidades de alojamento turístico, e que tem como missão apoiar as empresas deste setor a implementar as boas práticas de sustentabilidade e eficiência energética. 

A MTI – Managing the Intelligence, desenvolve dispositivos de IoT e software, utilizando inteligência artificial, para o mercado global da Hotelaria e Alojamento Local. 

A equipa composta por Miguel Silva e Sofia Romão, criou uma solução tecnológica de eficiência energética – a MTI Smart Room, que funciona com qualquer sistema e marca de ar condicionado, para aumentar o conforto térmico dos hóspedes e reduzir o custo com a fatura da eletricidade, tornando as unidades de alojamento turísticas mais sustentáveis e cumpridoras dos critérios de ESG (Environmental, social and corporate governance). 

A MTI Smart Room, composta por hardware e software, é fácil de instalar, não obriga a obras adicionais, nem ao encerramento das unidades hoteleiras. Integra com os sistemas dos hotéis, permitindo, por exemplo, o controle de equipamentos de acordo com o check-in e check-out dos hóspedes, evitando, assim, desperdícios de energia. 

Sedeada em Faro, a MTI – Managing the Intelligence, conta já com a sua solução instalada em mais de 400 quartos em Portugal, perspetivando, para o final de 2022, preparar o seu processo de internacionalização para a Europa. 

Para Pedro de Mello Breyner, Vogal Executivo do Conselho de Administração da Portugal Ventures, responsável pela Unidade de Negócio de Turismo, “Este investimento tem como objetivo apoiar o crescimento da oferta de produtos e serviços que transformem o setor turístico num setor cada vez mais responsável em termos de sustentabilidade, eficiência energética e pegada ecológica. Acreditamos que ao investir neste tipo de soluções tecnológicas, estaremos a trabalhar para tornar Portugal num destino cada vez mais sustentável e alinhado com a Estratégia do Turismo 2027”. 

Sofia Romão, CFO da MTI, refere que “é com grande entusiasmo e expetativa que a Managing The Intelligence embarca com a Portugal Ventures nesta parceria que temos a certeza que será recheada de muitos sucessos e conquistas! A ronda de investimento fechada com a Portugal Ventures é o reconhecimento do esforço e da paixão de toda a equipa e do potencial inovador e disruptivo da solução MTI Smart Room. O nosso compromisso, ambição, dedicação e muito trabalho com a Portugal Ventures irá potenciar o crescimento sustentado da MTI com o objetivo de nos tornarmos numa referência a nível global, juntando a tecnologia à sustentabilidade do planeta que habitamos. 

A parceria com a Portugal Ventures irá proporcionar à MTI aceder às melhores práticas corporativas, a uma rede e comunidade de empreendedorismo e inovação de excelência, fazendo com que o caminho para o sucesso seja mais rápido e com maior impacto.” 

Este investimento resulta da 4ª edição da Call Turismo, lançada no final de 2021, com o objetivo de reativar e incentivar a recuperação do setor. Desde a 1ª edição da Call Turismo, a Portugal Ventures já recebeu mais de 240 candidaturas, com um montante total solicitado para investimento de 150 milhões de euros. 

5 MILHÕES DE EUROS DISPONÍVEIS PARA INVESTIR NA 5ª EDIÇÃO DA CALL TURISMO 

A Portugal Ventures lança hoje a 5ª edição da Call Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, para investir entre 200 mil e 1 milhão de euros em projetos que contribuam para a inovação, sustentabilidade e eficiência deste setor. 

Nesta 5ª Edição, são elegíveis empresas constituídas ou a constituir com projetos: 

  •  Não tecnológicos, que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico; 
  • Tecnológicos, que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços. 

À semelhança da 4ª edição, serão privilegiados os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente. 

A Call Turismo dá, assim, execução ao previsto no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 76/2021, de 16 de junho, ao criar condições para o fomento do empreendedorismo e da inovação no setor.