Portugal Ventures investe 5,5 Milhões de euros na economia dos Açores e da Madeira

Lisboa, 22 de janeiro de 2024 – A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, orgulha-se de anunciar o investimento de 5,5 milhões de euros em 14 startups localizadas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. 

As startups investidas na Região Autónoma dos Açores são provenientes da iniciativa Call Açores, a primeira edição lançada em setembro de 2021 e a segunda em janeiro de 2022, teve como objetivo promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com sede e/ou atividade na região, em setores considerados de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores, com potencial para se tornarem globais e que contribuam para posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, mundialmente competitivo e atrativo para investidores internacionais. A Portugal Ventures investiu 4,9 milhões de euros em 11 startups – Algicel, Bam&Boo, Gazelle Wind Power, Hydrotwin, Ignae,  Mission To Escape, Oh!Mysnacks, Our Support, Sparkyway e Tree Flower Solutions. Em julho de 2022, foi anunciado o primeiro investimento na região – Wizardsardine (Revault). 

Os investimentos na Região Autónoma da Madeira resultam da iniciativa Call Madeira, lançada em fevereiro de 2022, em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e o Governo da Madeira, com o objetivo de captar dealflow com sede e/ou atividade na Região e com capacidade de: promover a exportação, a imagem enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental, e de promoção do empreendedorismo da Madeira. As startups investidas foram aFootAR (anunciada em outubro de 2022), a Floating Particle e a Plutospetfood (anunciadas em julho de 2023), totalizando 690 mil euros de investimento.  

O Vogal Executivo da Portugal Ventures, Pedro de Mello Breyner, sublinha “A Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões.” Refere ainda “Estes 14 investimentos vão colocar a Madeira e os Açores como uma referência de investimento, incentivando o desenvolvimento de novos hubs tecnológicos e impulsionar a criação de negócios centralizados nas potencialidades naturais das regiões”.   

José Maia, Investment Lead da August One refere “O Fundo de Capital de Risco Atlântico constitui para a August One e Portugal Ventures o desafio de atrair investimento, talento e criar oportunidades em geografias ultraperiféricas da União Europeia. Logramos esses objetivos, resultando no financiamento e investimento de capital de risco em montantes muito superiores a anteriores fundos comparáveis. A prospecção e atração de projetos e equipas promissores, o escrutínio, a preparação e o acompanhamento dado a estes investimentos perspectivam-nos agora a sua valorização já em 2024. Será um ano exigente para o nosso setor, no qual as competências de navegação dos nossos investimentos no contexto internacional volátil será decididamente um fator de sucesso. “ 

 As operações foram realizadas pela Portugal Ventures, através do Fundo de Capital de Risco Atlântico – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One – Sociedade de Capital de Risco sediada em Singapura, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Região Autónoma da Madeira e Açores, tendo em vista o desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global.  

Investimentos da Call Açores: 

  • Algicel A Algicel é uma empresa de Biotecnologia fundada em 2007 em São Miguel, nos Açores e apresenta patentes fruto dos seus projetos de I&D para o cultivo de microalgas, das quais se extraem ingredientes poderosos e altamente valorizados para suplementos e saúde humana. Pretende dar a conhecer globalmente os benefícios para a saúde extraídos da Natureza dos Açores, produzindo os mais potentes antioxidantes para consumo humano, de origem natural. A Algicel trabalha lado a lado com a Universidade dos Açores no sentido de prosseguir projetos de Investigação & Desenvolvimento em busca de novos avanços. 
  • Bam&BooA Bam&Boo é uma marca portuguesa de clean beauty “made in” Açores. Criam produtos únicos de beleza natural com forte base cientifica recorrendo a ingredientes oriundos dos Açores, que elevam os cuidados pessoais a um patamar sustentável, atendendo às necessidades das famílias e do planeta. Presentes em 60+ países via e-commerce e parceiros distribuidores, oferecem uma variedade de produtos 100% naturais, sustentáveis, veganos e inovadores para cuidados faciais, corporais, para o cabelo e higiene oral. 
  • Gazelle Wind Power A Gazelle tem como objetivo ser a solução LCOE (Levelized cost of electricity) de menor custo na próxima geração de FLOW (Plataformas Offshore Flutuantes). Com conteúdo local utilizando a construção naval e montagem modular, com baixo calado e elevada estabilidade para os portos existentes, com fácil reboque marítimo e instalação. A Gazelle pretende fazê-lo com o mínimo impacto ambiental no mundo e nos oceanos. 
  • HydroTWIN –  A HydroTWIN – Smart Acoustic Solutions é uma spin-off da blueOASIS, criada em maio de 2023, e está estabelecida nos Açores. A empresa é especializada em soluções de monitorização do ruído subaquático em tempo real. As soluções desenvolvidas integram tecnologias da Indústria 4.0, como inteligência artificial, IoT e modelação numérica para identificar múltiplas fontes de ruído subaquático. Esta tecnologia tem aplicação na promoção da sustentabilidade dos oceanos, avaliação de impacto ambiental e na segurança e defesa marítima. A empresa conta com uma equipa multidisciplinar pronta para dar resposta aos desafios mais exigentes e promissores. 
  • Ignae A Ignae é uma linha de cuidados de pele assente na excepcionalidade dos ingredientes dos Açores, tendo colocado o Arquipélago no mapa da cosmética global desde 2017 devido a algumas das suas clientes serem personalidades mundiais, como Kim Kardashian, Bella Hadid, Christy Turlington, e Sienna Miller. Foi a primeira marca de cosmética dos Açores e continua a ser pioneira na utilização de ingredientes eficazes, potenciados com recurso à mais avançada biotecnologia, como o EPC Factor, um mecanismo de entrega de ativos cosméticos que protege os mesmos da oxidação, aumentando a sua eficácia.  Tendo já vencido diversos prémios (Portugal, EUA e Reino Unido), a Ignae representa o melhor da biotecnologia aliada à cosmética e à qualidade ímpar dos ingredientes dos Açores, recorrendo a uma plataforma de investigação e desenvolvimento únicas em Portugal.  
  • Mission To Escape –  A Mission To Escape é o maior grupo de escape games em Portugal, 100% nacional, com 15 salas temáticas originais distribuídas pelas suas 4 localizações: Lisboa, Loures, Gaia, Porto e São Miguel – Açores. A MTE teve o seu início em 2015, tendo crescido rapidamente para se tornar a referência nacional, com mais de 2km2 de área de jogos. Todos os desafios são originais e proprietários, pensados para serem apelativos tanto para iniciantes como avançados. Acompanham as equipas em todos os momentos, desafiando e/ou auxiliando a progressão, na promoção de uma experiência única, emocionante e divertida! 
  • Oh!Mysnacks A Oh!My Snacks é pioneira na nutrição personalizada, oferecendo uma solução única para quem procura snacks saudáveis. Através de uma plataforma que usa algoritmos de inteligência artificial e nutricionistas, a empresa seleciona um mix de snacks nutritivos e saborosos, ajustados às preferências individuais de cada cliente. Este serviço personalizado começa com um quiz inicial e é constantemente enriquecido com o feedback dos clientes. Cada sugestão e opinião dos consumidores é utilizada para aperfeiçoar e tornar os snacks da Oh!My Snacks verdadeiramente únicos, estando já a desenvolver um novo snack “made in” Açores, banana desidratada,realçando a saúde e o bem-estar no dia a dia das pessoas. 
  • Our Support A OurSupport é uma plataforma online que coneta pessoas ou empresas na procura de ajuda em Tecnologias de Informação a profissionais, simplificando a abordagem tradicional de contratação ao eliminar processos de pesquisa por empresas ou profissionais locais, negociações de contratos, discrepâncias nas condições operacionais e formatos de pagamento. A OurSupport possibilita às empresas um acordo global único, permitindo que seus utilizadores ou clientes tenham acesso a suporte de Tecnologias de Informação à escala mundial. Atualmente, conta com 13 funcionários em Portugal e mais de 200 colaboradores espalhados pelo mundo: África, Médio Oriente, Europa e, recentemente, na Ásia. Destaca-se ainda por ter empresas de grande dimensão no seu portfólio de clientes. 
  • Sparkyway –  A Sparkyway foi fundada em junho de 2016 com o objetivo inicial de criar uma plataforma para atividades turísticas. Em julho de 2021, a empresa passou por uma reestruturação significativa, direcionando-se para um novo foco impulsionado pela experiência do fundador na área de software para gestão hospitalar. Neste mesmo ano, o Grupo Bensaúde tornou-se parceiro da empresa, com o propósito de desenvolver soluções para colmatar a urgente necessidade de digitalização nos serviços de saúde. Como resultado dessa parceria, o Sparksys OR - Bloco Operatório foi o primeiro produto desenvolvido. No fim de 2022 a equipa era composta por quatro membros, predominantemente engenheiros de software, todos eles com experiência no sector hospitalar. A primeira instalação deste produto aconteceu no final de 2022. 
  • Tree Flower Solutions Tree Flowers Solutions, impulsionada pela crença na perfeição da natureza, lidera a revolução em biotecnologia sustentável. Com fervor pela excelência, a sua equipa dedicada está na vanguarda do conhecimento. O destaque é o Chestwine, uma obra-prima da inovação que permite substituir os sulfitos no vinho e em 2024, será lançado oficialmente, elevando a experiência vinícola a novos patamares. Este produto disruptivo redefine a proteção natural dos vinhos globalmente, encapsulando pureza e encanto, desafiando os limites da tradição. Unidos pela visão, trilham o caminho onde a natureza inspira a perfeição. 
  • WizardsardineA equipa da Wizardsardine foca-se na cibersegurança na indústria do Bitcoin. Desenvolveram a Revault e a Liana. A Revault cria soluções para as empresas que adicionam regras de transferências às transações de Bitcoin, com o objetivo de minimizar o montante que possa ser desviado, quer por erro voluntário, quer por roubo/fraude. A Liana é uma carteira do dia-a-dia onde planos de herança práticos e backups mais seguras são possíveis devido à existência de “bloqueios de tempo”, tornando novas chaves válidas após um período de inactividade. 

Investimentos da Call Madeira:  

  • FootAR – A FootAR é uma empresa inovadora especializada em soluções de realidade aumentada para adeptos de desporto. A sua missão é melhorar a experiência do desporto, fornecendo dados em tempo real e funcionalidades imersivas através da nossa plataforma. Com a FootAR, os adeptos podem acompanhar a partida em direto , com informações e estatísticas detalhadas e destaques das partidas, garantindo que não percam nenhum momento da ação.  
  • Floating ParticleA Floating Particle apresenta uma solução inovadora de gestão de resíduos e produção de energia limpa. O seu principal produto, a STELLA utiliza tecnologia de gaseificação de ponta para converter lixo precondicionado em hidrogénio, revolucionando os processos atuais de gestão de resíduos e reduzindo seu impacto ambiental. Por meio de soluções pioneiras, a Floating Particle, utiliza IA, IoT, Big Data e Machine Learning para resolver problemas do quotidiano de forma eficiente e agregar valor aos parceiros, beneficiando diversas indústrias e entidades públicas e privadas.  
  • PlutosPetFood A PlutosPetFood é um fabricante líder de guloseimas de alta qualidade para cães, dedicado ao bem-estar e à felicidade dos nossos amigos peludos. Fundada em 2015 e exportando para 34 países em 4 continentes, a sua missão é criar deliciosas e nutritivas guloseimas que os cães adoram, garantindo ao mesmo tempo a sua saúde e segurança. A Plutospetfood na produção dos seus produtos utiliza ingredientes de primeira qualidade seguindo normas de qualidade rigorosas.