Portugal Ventures investe mais de dois milhões de euros em duas startups de dinamização turística

  • A Portugal Ventures investe na Great Hotels of the World e na Live Electric Tours
  • A Portugal Ventures aposta em empresas de dinamização turística que contribuem para o desenvolvimento da oferta turística do País, valorizando aspetos como a história, a arte, a arquitetura e património cultural e natural do país

Lisboa, 5 de julho de 2018 – A Portugal Ventures reforça o seu portfolio no setor do turismo, investindo na Great Hotels of the World e na Live Electric Tours, contribuindo para o crescimento e qualificação dos serviços de dinamização turística nas áreas de Business e Leisure.

A Great Hotels of the World (GHOTW), com presença em 16 países através de uma rede de 61 hotéis associados, vai relançar a marca em Portugal. A GHOTW é uma marca especializada nos vários segmentos hoteleiros, nomeadamente o MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Com o investimento da Portugal Ventures, a GHOTW deslocará a sede de Londres para Portugal, alavancando as reconhecidas vantagens do nosso país em termos de recursos humanos, infraestruturas e parceiros tecnológicos de ponta e know-how no ramo turístico e hoteleiro. A marca pretende potenciar as receitas dos associados que integram a rede independente Great Hotels of the World e angariar unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas com infraestruturas para negócios e conferências, SPA ou wellness.

“O hoteleiro independente quer manter a identidade e personalidade únicas do seu hotel, mas precisa de acesso a distribuição, vendas e marketing internacional para concorrer com as grandes marcas hoteleiras. A Great Hotels of the World oferece uma marca reconhecida, tecnologia de ponta e serviços customizados consoante as necessidades do hotel,” explica Pedro Colaço, CEO da GHOTW. “O investimento da Portugal Ventures irá permitir o reforço da equipa em Lisboa e a expansão da marca em termos de serviços e destinos.”

A Live Electric Tours é uma startup de aluguer de viaturas 100% elétricas que aposta numa nova forma de visitar Lisboa. Os tours são programados através de um modelo Self Drive com rotas customizadas, permitindo Live Streaming, que é atualmente uma das novidades tecnológicas no turismo a nível mundial. As viaturas estão equipadas com free-wifi, GPS Audio Guide, Free Hotspot e uma câmara Live HD que permite transmitir toda a experiência em direto para as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram, entre outras).

O mercado alvo são os turistas provenientes do Brasil, Reino Unido, França e EUA que representam cerca de 1.618 milhares de turistas que visitam a cidade de Lisboa. Atualmente, tendo parcerias com hotéis, alojamentos locais e com o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o investimento da Portugal Ventures vai permitir aumentar a frota de 5 para 16 viaturas, para conseguirem dar resposta à solicitação do serviço por grandes grupos empresariais e DMCs (Destination Management Companies). Este investimento vai permitir também desenvolver campanhas de marketing digital e instalar pontos de venda, facilitando o contacto com os

turistas que pretendem conhecer a cidade de Lisboa através de uma experiência única e diferente.

Djalmo Gomes, CEO da Live Electric Tours afirma que este investimento “é muito importante nesta fase da nossa empresa, uma vez que vai permitir atingir os objetivos que definimos quando lançamos este projeto. Queremos ser uma alternativa para as empresas de DMC que fazem atividades com turistas em Portugal, e para isso é fundamental conseguirmos aumentar o nosso stock de viaturas elétricas. Por outro lado, com este investimento vamos conseguir melhorar a nossa operação, reforçar a nossa equipa, e apostar numa estratégia de marketing mais eficaz.”

Pedro de Mello Breyner, Executive Board Member da Portugal Ventures, responsável pela unidade de investimento de Turismo, sustenta que estes dois investimentos concretizam “uma das prioridades atuais da Portugal Ventures que é o investimento em projetos na área do turismo, mais concretamente, em empresas que apresentem soluções para a dinamização turística. Muito alinhados com a estratégia de um dos nossos principais acionistas que é o Turismo de Portugal, é para a Portugal Ventures extremamente importante impulsionar empreendedores que estão a aproveitar esta excelente fase do turismo no nosso país e que apresentam projetos que valorizam o nosso património cultural e natural, enriquecendo a experiência turística durante a sua estadia e mostrando Portugal ao mundo.”

Miguel Barbosa, Director da unidade de investimento de Turismo da Portugal Ventures reforça que “estes novos investimentos da Portugal Ventures refletem o seu interesse em investir na área do turismo, nos seus mais variados subsetores, numa altura em que o setor do turismo é cada vez mais importante para a economia nacional.”

Sobre a Portugal Ventures

A Portugal Ventures é uma sociedade de capital de risco que investe na fase semente de startups portuguesas nas áreas de tech, ciências da vida e turismo. Considerada pela CB Insights a capital de risco mais ativa em Portugal, a Portugal Ventures, desde 2012, investiu mais de 120 milhões de euros em mais de 90 novas startups. Na área do Turismo, a Portugal Ventures gere um portfolio composto por 15 empresas, tendo já investido neste setor, 13.5 milhões de euros. Trabalhamos lado a lado com empreendedores excecionais e visionários que ambicionam solucionar problemas globais com modelos de negócio e tecnologias disruptivas, para se tornarem líderes globais de mercado.

Sobre a Great Hotels of the World

Great Hotels of the World (GHOTW) é uma empresa de representação hoteleira internacional que oferece serviços de reservas, vendas e marketing mas também soluções tecnológicas inovadoras, a um portfolio exclusive de cerca de 60 hotéis e resorts, maioritariamente independentes, a nível mundial. Os serviços da GHOTW são ajustados às necessidades de cada hotel e esta abordagem personalizada assegura que cada um mantém a sua personalidade e autenticidade, enquanto acede a canais de distribuição, tecnologia de ponta e novos mercados emissores A empresa está sediada em Lisboa, Portugal.

Sobre a Live Electric Tours

A Live Electric Tours é uma experiência de self drive com viaturas 100% elétricas para turistas em Lisboa. Iniciamos a nossa atividade em Agosto de 2017. As nossas viaturas são únicas no mundo, porque estão equipadas com internet grátis, GPS Audio Guide com rotas pré definidas e ainda uma câmera live que permite partilhar toda a experiencia em direto para as redes sociais.

Para mais informações: