Portugal Ventures investe na Revault, uma empresa de cibersegurança sediada nos Açores

 Porto, 28 de julho 2022 – A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento, orgulha-se de anunciar o primeiro investimento realizado através da Call Açores. 

A Revault desenvolve soluções de cibersegurança para empresas, com base em blockchain, que adicionam regras de transferência às transações de Bitcoin, com o objetivo de minimizar o montante que possa ser desviado, quer por erro involuntário, quer por roubo/fraude. 

Ao contrário das soluções concorrentes, que implicam a confiança num intermediário e tornam essas entidades alvos de apetecíveis ataques pela quantidade de Bitcoins que têm à sua guarda, a solução da Revault permite que seja o proprietário dos Bitcoins a reter a custódia das chaves privadas, impondo regras de transferência ao nível do próprio blockchain da Bitcoin. 

Esta solução open source oferece maior segurança aos processos de transferência de Bitcoins, evitando o roubo e a fraude, quer por entidades externas, quer por colaboradores no seio da própria empresa. 

Kevin Loaec, CEO da Revault, refere que “Estamos muito satisfeitos com a entrada da Portugal Ventures na Revault como nosso primeiro investidor português e europeu. Este investimento complementa a nossa estratégia de trazer para a empresa VCs e business angels com know-how e track-record na indústria de Bitcoin”. 

Esta Call foi lançada em parceria com o Governo dos Açores, onde a Portugal Ventures e a August One – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco baseada em Singapura, investem através do Fundo de Capital de Risco Atlântico, com o objetivo de promover o espírito empresarial, incentivando o desenvolvimento de soluções em setores considerados de grande potencial para a Região – estando a atividade da Revault sedeada nos Açores, e incubada no Terinov, a Região Autónoma poderá vir a destacar-se como líder em cibersegurança de Bitcoin a nível Europeu e Norte-Americano. 

Os Açores demonstram ser um aliado crucial para o desenvolvimento deste projeto, por oferecerem condições únicas em termos de segurança física para uma empresa que presta este tipo de serviços. 

A Ilha Terceira é considerada uma Zona Livre Tecnológica, um espaço para demonstração e teste de novas tecnologias, que oferece segurança para testar produtos e serviços inovadores sem incorrer em todas as normais consequências regulamentares relacionadas com a atividade em questão. 

Pedro de Mello Breyner, Membro do Conselho de Administração da Portugal Ventures, refere que “o investimento na Revault vai permitir reforçar a área de vendas e marketing deste projeto que se encontra, neste momento, a lançar-se no mercado internacional. São soluções como a da Revault que contribuem para posicionar Portugal como líder em I&D, potenciando a globalização da inovação nacional. Estamos confiantes de que colocaremos os Açores no mapa do Mundo”. 

José Maia, Investment Lead da August One, refere que “empenhamo-nos em aportar capital, tecnologia, oportunidades e talento aos investimentos que gerimos. No FCR Atlântico, fazemo-lo cooperando com a Portugal Ventures, sob o mandato da criação de impacto positivo nas regiões autónomas e, claro, da criação de valor para os nossos investidores. Este é o primeiro investimento do segmento growth deste fundo, numa empresa que propõe uma solução especialmente apta para a internacionalização. Inicia-se agora uma nova fase de trabalho com a Revault com o objetivo de valorizá-la, dando-lhe acesso a oportunidades em mercados asiáticos e noutros onde temos presença.” 

A Call Açores recebeu 20 candidaturas, com um montante total solicitado para investimento de 4.6 milhões de euros. 

Sobre a August One: 

A August One é uma empresa Gestora de Fundos de Capital de Risco regulada pela Autoridade Monetária de Singapura (‘MAS’). Através das suas plataformas de Investimentos, Aceleração e Family Office, a August One colabora com vários governos, universidades e empresas para ajudar a desenvolver o potencial de empresas existentes e emergentes. 

Em Portugal, a August One fez uma parceria com a Portugal Ventures no Fundo Atlântico e gere o programa de aceleração OneBlue, com o intuito de ajudar empresas na Economia Azul a crescerem e expandirem-se para novos mercados nos países nórdicos e na Ásia. Para saber mais, visite www.august.one