Portugal Ventures lança a 4.ª Edição da Call INNOV-ID para investir em mais 10 projetos

Lisboa, 13 de outubro de 2023 – A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e com a colaboração da Startup Portugal, lança a 4ª Edição da Call INNOV-ID. As candidaturas estão abertas até ao dia 22 de novembro. A Portugal Ventures irá investir em 10 projetos.

Esta nova edição da Call INNOV-ID resulta do seu impacto e na contínua solicitação do ecossistema da necessidade de resposta à falha de mercado identificada no acesso a investimento em startups em fase pre-seed. Nesse sentido, a Portugal Ventures e a Agência Nacional de Inovação uniram esforços para o lançamento de mais uma edição da Call INNOV-ID, e assim dar continuidade à capacitação das startups de meios financeiros para continuarem a desenvolver os seus projetos.

Os projetos candidatos  à Call INNOV-ID devem contribuir para um destes eixos:

  • descarbonização da economia;
  • sustentabilidade de processos, produtos e materiais;
  • eficiência e sustentabilidade energética;
  • circularidade da economia.

Na Call INNOV-ID são elegíveis projetos:

  1. que se encontrem nas fases Pre-seed, Seed ou Early- Stage;
  2. de empresas não constituídas ou constituídas há menos de 8 anos, com sede em Portugal Continental ou Ilhas, que já possuam tecnologia desenvolvida, mas que se encontravam em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit;
  3. que resultem de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico ou académico, desenvolvidos no seio de Instituições de Ensino Superior, CTI (Centros de Tecnologia e Inovação), Laboratórios Colaborativos ou similares, de modo a potenciar a transferência de conhecimento para as empresas e a sua transformação em inovação;
  4. que sejam promovidos ou que empreguem recursos humanos altamente qualificados.

À semelhança das edições anteriores, as candidaturas terão que ser submetidas exclusivamente através de uma das entidades da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures (ao invés de serem submetidas pelos próprios promotores).

Após o lançamento em 2020, em resposta a um desafio lançado pelo Ministério da Economia com o objetivo de mitigar os efeitos que se fizeram sentir no mercado pela pandemia, as três edições da Call INNOV-ID registaram313 candidaturas e a realização de 55 investimentos num total de 5,5 milhões de euros investidos.