Portugal Ventures anuncia o Exit de 2 startups para multinacionais de referência e 4 novos investimentos

  • 2 operações de Exit: desinvestimento na Zaask para a Worten e no Mercadão para a Glovo;
  • 4 investimentos: 1 em Digital – TAIKAI -, 2 investimentos em Engenharia & Indústria – Reckonai e Watgrid – e 1 investimento na área do Turismo – Sleep&Nature;

Porto, 22 de setembro 2021 – Os Exits de sucesso que hoje a Portugal Ventures anuncia correspondem ao culminar de um percurso assinalável de startups dirigidas ao mercado consumidor a partir de Portugal, com a liderança notável das suas equipas de fundadores e investidores.

  • Desinvestimentos (Exits):

Zaask, operação fechada em maio de 2021, é adquirida pela Worten, empresa de retalho de eletrónica do GrupoSONAE, líder nessa área de negócio especializado.

Investida pela Portugal Ventures em 2013, a Zaask é precursora de uma nova geração de empresas nacionais, um projeto tecnológico digital concebido no espaço universitário, que ganhou vida através dos seus promotores e do apoio do ecossistema empreendedor português. Atualmente, a Zaask é o marketplace de referência no mercado para a contratação de serviços, no qual se destacam os mais diversos serviços para a casa.

“Entendemos esta operação como mais um passo para reforçar a liderança da Worten em Portugal, nomeadamente no que toca à área de serviços. O modelo de negócio da Zaask é um modelo que a Worten temvindo a acompanhar e no qual pretende apostar no futuro”, afirma Miguel Mota Freitas, CEO da Worten.

Mercadão, operação fechada em agosto de 2021, a empresa é adquirida pela Glovo, plataforma de entregas personalizadas, presente em 23 países e mais de 900 cidades, especializada em Q- commerce de multicategoria.

Investida pela Portugal Ventures em novembro de 2019, o Mercadão cedo concretizou o seu elevado potencial ao estar disponível, com reconhecida qualidade, na entrega de mercearias a milhares de famílias portuguesas.Baseada em parcerias fortes, uma liderança de gestão excecional, e equipas operacionais e de shoppersmotivadas e orientadas para os clientes, o Mercadão tornou-se a marca de referência em Portugal.

Para Daniel Alonso, Global Vice President of Q-commerce da Glovo, “Portugal é desde o primeiro dia um mercado prioritário para a Glovo. Com a aquisição do Mercadão aumentamos o nosso share para 25% do mercado de entrega de mercearias online em Portugal. A nossa experiência e alcance internacional, combinados com as capacidades e parcerias do Mercadão vão permitir continuar a desafiar os limites do Q-commerce, uma das maiores tendências de consumo desta década.”

Segundo João Pereira, Diretor da Unidade de Investimento de Digital da Portugal Ventures, “Estes eventos de exit são o melhor reconhecimento da qualidade e potencial do novo ecossistema empresarial português e dosseus participantes, com destaque aos seus fundadores. Os clientes destas empresas reconhecem diariamente as propostas de valor proporcionadas, pelo acesso cómodo a serviços especializados e a produtos de consumo como mercearia, disponibilizados à porta ou nas suas casas, tendência de consumo que se acentuará”.

A par destas 2 operações de Exit, a Portugal Ventures anuncia também o reforço do seu portefólio commais 4 novos investimentos, que totalizam 2 milhões de euros investidos, e que se juntam aos 43anunciados em abril deste ano. À data, e desde o início de 2021, a Portugal Ventures já investiu 8.6 milhões de euros em 47 novas startups.

  • Novos Investimentos:

A TAIKAI é um marketplace de talento para ligar criadores e empresas através do crowdsourcing de soluções para os seus desafios, utilizando como uma ferramenta para testar e validar novas ideias, produtos e talentoglobalmente. Apelidam-se de “o Tinder para a inovação e busca de talento”. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).

A Reckonai desenvolve soluções de automatização e digitalização do processo de compra no setor do retalho com recurso a AI e Computer Vision, permitindo aos retalhistas e outras áreas criarem novos modelos de negócio, beneficiando das novas tendências de compra e logística e respondendo à necessidade crescente porparte dos clientes em ter experiências de compra simplificadas e convenientes. Esta solução permite uma experiência completa de compra e pagamento ‘grab and go’. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).

A Watgrid é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a digitalização de processos em indústrias relacionadas com líquidos. Através da marca WINEGRID especializada na indústria vitivinícola, a empresa tem liderado a transformação digital deste setor ao disponibilizar para o mercado soluções no processo de vinificação e já é usada por alguns dos maiores produtores de vinho em todo o mundo. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).

A Sleep & Nature está a desenvolver um hotel de 4* localizado em Montemor-o-Novo, cujo o objetivo é fomentar o equilíbrio entre a natureza envolvente e importância de transferir esse equilíbrio para o nosso corpo. Sendo oprimeiro projeto em Portugal que alia o turismo e o wellness holístico, tem como missão trabalhar as perturbações do sono, stress e retoma de equilíbrio, num tempo e espaço especialmente pensados para este fim. Este investimento resulta da iniciativa “3ª Edição CallTourism” (anunciada em setembro de 2020).

Para Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “Os novos investimentos que hoje anunciamos estão perfeitamente alinhados com a estratégia da Portugal Ventures, ao investir em soluções resultantes de R&D,tecnológicas e escaláveis, desenvolvidas por equipas coesas e altamente motivadas. Estes novos investimentossão resultado de uma forte ligação com a nossa rede de Parceiros de Capital, que permite uma maior dinamização da atividade de co- investimento em Portugal”.

Sobre a Worten:

A Worten é a empresa líder no mercado de retalho de eletrónica, sendo parte integrante do Grupo SONAE. Presente há mais de 25 anos no mercado português, a marca Worten segue focada na sua missão de trazer o melhor da tecnologia a todos, oferecendo a todos osportugueses inovação, conveniência e o melhor preço.

Sobre a Glovo:

A Glovo é uma pioneira app de entregas multicategorias e uma das plataformas de entrega líderes mundiais. Fundada em Barcelona em 2015, opera no Sul e no Leste da Europa bem como na região Subsaariana de África. A aplicação liga utilizadores a restaurantes, cadeias desupermercados, farmácias e lojas de retalho, incluindo também a categoria de “Qualquer Coisa” que permite aos utilizadores encomendar oque quiserem.