A Portugal Ventures célebre parceria com a ANA Aeroportos de Portugal, a Cuatrecasas e a Galp para criar sinergias e alavancar a inovação no portefólio

Lisboa, 11 de novembro de 2022 – A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Grupo Banco Português de Fomento, tem o prazer de anunciar a parceria com a ANA Aeroportos de Portugal, a Cuatrecasas e a Galp, integrando as três entidades na sua Rede de Corporate Partners.

A Portugal Ventures, através da Rede de Corporate Partners, tem como objetivo apoiar e criar sinergias para as start-ups do seu portefólio na testagem dos seus pilotos, na adaptação do seu modelo de negócio ao mercado real e na angariação de potenciais leads comerciais. Para as entidades que compõem esta rede esta é uma oportunidade de alavancar a inovação nas suas estruturas, fomentar a Investigação e Desenvolvimento, melhorar processos, e explorar e potenciar soluções na melhoria dos seus produtos e/ou serviços.

Segundo Thierry Ligonnière, Presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, “As parcerias são uma parte fundamental da estratégia de inovação da ANA e da VINCI Airports e congratulamo-nos com a oportunidade de colaborar com a Portugal Ventures, num trabalho conjunto com o objetivo de encontrar novas soluções para os desafios do sector da aviação. Acreditamos que esta parceria será um acelerador da nossa estratégia de inovação e permitirá desenvolver novas ideias aplicáveis na nossa rede de aeroportos a nível mundial.”

Nuno Sá de Carvalho, Managing Partner da Cuatrecasas, refere “É muito gratificante podermos associar-nos a um parceiro de referência no capital de risco como a PV, que tem tido um papel determinante para a capitalização do tecido empresarial português e para o fortalecimento do nosso ecossistema de empreendedorismo. Enquanto sociedade de advogados parceira, estaremos empenhados, nomeadamente, na formação aos CEOs das empresas investidas pela PV e respetivas equipas, contribuindo para que desenvolvam da melhor forma os seus produtos e serviços, e potenciando a expansão dos seus negócios e a atração de investimento. A Cuatrecasas tem tido uma forte ligação ao ecossistema empreendedor nacional por via da assessoria jurídica que prestamos a várias empresas nacionais e internacionais em operações de Venture Capital, mas também fazemos questão de termos, a nível institucional, intervenções capacitadoras, como é o caso da parceria que agora estabelecemos com a Portugal Ventures, do protocolo estabelecido recentemente com a Unicorn Factory Lisboa e do lançamento há já sete anos da aceleradora de startups Cuatrecasas Acelera.”

“A inovação e o empreendedorismo são essenciais para a Galp desenvolver e oferecer novas soluções energéticas mais sustentáveis e acessíveis aos seus clientes” assinala Georgios Papadimitriou, Chief Operating Oficer de Energias Renováveis e Inovação da Galp. “O alargamento do ecossistema empreendedor e as dinâmicas colaborativas refletidas nesta parceria mostram o caminho que temos de trilhar para ultrapassarmos os desafios tecnológicos da transição energética”.

Teresa Fiúza, Vice-Presidente da Portugal Ventures afirma “É uma honra anunciar a parceria com três entidades que tanto têm contribuído na dinamização do ecossistema empreendedor. A integração da ANA Aeroportos de Portugal, da Cuatrecasas e da Galp na Rede de Corporate Partners da Portugal Ventures, irá abrir portas para o nosso portefólio para que possam continuar a desenvolver os seus produtos, as suas leads comerciais, e procurar dar resposta ao mercado em encontrar soluções benéficas, sempre com o objetivo de continuarmos a aportar know-how às nossas start-ups e aos Corporate Partners”. 

Sobre a ANA Aeroportos de Portugal:

A ANA é a empresa responsável pela gestão de 10 aeroportos em Portugal Continental (Lisboa, Porto, Faro e Terminal Civil de Beja), na Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores) e na Região Autónoma da Madeira (Madeira e Porto Santo). Focados na inovação e eficiência, trabalhamos diariamente para que os nossos visitantes usufruam de uma experiência única e dos melhores serviços. Em Setembro de 2013 passámos a integrar a VINCI Airports. A VINCI Airports administra uma ampla rede de aeroportos a nível internacional, assegurando o desenvolvimento e a exploração de 52 aeroportos: 12 em França, 10 em Portugal, 3 no Camboja, 1 no Chile, 3 no Japão, 6 na República Dominicana, 8 no Brasil, 1 na Costa Rica, 1 na Sérvia, 2 no Reino Unido e 5 nos Estados Unidos. Com uma vasta competência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Disponibiliza ainda a sua capacidade de investimento, a sua rede internacional e o seu know-how na otimização da gestão de plataformas existentes, projetos de expansão ou construção de raiz de infraestruturas aeroportuárias. Saiba mais sobre a VINCI Airports .

Sobre a Cuatrecasas:

A Cuatrecasas é uma sociedade de advogados internacional com marcada implantação em Portugal, Espanha, América Latina, onde conta com presença no Chile, Colômbia, México e Peru, e África Lusófona, estando presente em Angola e Moçambique. Com uma equipa multidisciplinar e diversa de mais de 1.700 profissionais de 26 nacionalidades, é uma sociedade que cobre todas as áreas do Direito empresarial, aplicando conhecimento e experiência a partir de uma visão sectorial e focada em cada tipo de negócio. Dispõe de 27 escritórios em 13 países e mantém colaborações com sociedades de advogados em diversas outras jurisdições para disponibilizar equipas adaptadas às necessidades de cada cliente e cada situação.

Sobre a Galp:

A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. A nossa oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente um dos principais produtores Ibéricos de energia elétrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 10 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.360 pessoas. Mais informações em www.galp.com