Portugal Ventures lança nova Call FIT – Fostering Innovation in Tourism – para projetos pre-seed no setor do turismo

  • São elegíveis projetos Não Tecnológicos e Tecnológicos do setor do Turismo.
  • Investimento até 100 mil euros por projeto.
  • Candidaturas exclusivas através da nossa Rede de Parceiros de Ignição.

Lisboa, 12 de janeiro de 2023 – A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, lança a Call FITFostering Innovation in Tourism, reformulada, e pretende investir em projetos de turismo não tecnológico e tecnológico e que se encontrem na fase pre-seed. As candidaturas estão abertas até 12 de fevereiro de 2023.

A Portugal Ventures atenta à falha de mercado identificada no setor do Turismo, reformulou a Call FIT, que anteriormente destinava-se exclusivamente aos projetos finalistas dos programas de aceleração, inovação aberta e ideação do Turismo de Portugal – Fostering Innovation in Tourism, e com esta reformulação fica acessível a todos os projetos que apresentem as condições de elegibilidade exigidas. O processo de candidatura, deverá ser efetuado, exclusivamente, através das entidades que integram a Rede de Ignition Partners Network da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures com a Call FIT irá investir até 100 mil euros por projeto e são elegíveis:

  • Projetos Não tecnológicos, que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico;
  • Projetos Tecnológicos, que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.

A Call FIT, que no formato anterior contou com 4 edições, investiu nas seguintes empresas: Bag4days, Classihy, Sailside e Wide Ocean Retreat.

Para Pedro Mello Breyner, Vogal Executivo Portugal Ventures, “Num ano em que registamos valores recorde no Turismo, a reestruturação da Call FIT é fundamental para responder a uma necessidade do setor, que se reflete no investimento na fase inicial dos projetos para alavancar os seus produtos e entrada no mercado. Desta forma, iremos dotar os projetos dos meios para que em conjunto possamos continuar a impulsionar o setor mais dinâmico da economia portuguesa, e projetar igualmente Portugal como um dos melhores destinos turísticos do mundo.”