PV Awards distingue as startups do portefólio em 2023

Lisboa, 18 de dezembro de 2023 – A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, relançou em 2022 a iniciativa PV Awards, com o objetivo de distinguir as startups do seu portefólio que se destacaram no referido ano. Em 2023 mantivemos a iniciativa com a atribuição de um total de 11 prémios, onde se inclui um prémio com um significado muito especial.

Os PV Awards relançados em 2022 no âmbito das comemorações dos 10 anos da Portugal Ventures, foi uma iniciativa acarinhada pelo nosso portefólio, e são entregues durante o evento anual PV Founders Get Together, que se realiza em dezembro onde juntamos os CEO’s do portefólio e a nossa equipa num momento único de confraternização. Os nomeados foram indicados pelas áreas de negócio da Portugal Ventures mediante pressupostos de avaliação de cada prémio. Para determinar os vencedores a Portugal Ventures contou com a colaboração de um conjunto de personalidades que trabalham diariamente no ecossistema empreendedor, e são:

  • António Grilo, Agência Nacional de Inovação
  • Luis Guerreiro, IAPMEI
  • Pedro Silveira, AICEP
  • Carlos Abade, Turismo de Portugal
  • Manuel Caldeira Cabral, Startup Portugal
  • Conceição Zagalo, GRACE
  • Cristina Campos, Investidora
  • Marcelo Lebre, Remote
  • Isabel Neves, Investidora
  • Vanda Jesus, iCapital.

“O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas em que investimos é extremamente importante, evidenciando que continuamos a acreditar nos seus negócios, e estimula o restante portefólio para que possam alcançar os seus objetivos.”, refere Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures. Sulinha ainda “Para a equipa da Portugal Ventures, os PV Awards é igualmente um  agradecimento por nos escolherem como parceiro de investimento, que está presente nos bons e maus momentos, e acredita diariamente no sucesso destas startups. Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido pelo portefólio que tem superado desafios cruciais para o seu crescimento, e que com toda a certeza vão atingir as suas metas e continuar a trabalhar na sua projeção dos seus negócios com ambição global.”

  • Prémio Startup Digital & Tecnologia 2023: reconhece a empresa do portefólio desta unidade de negócio que apresentou índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento, como a penetração em mercados internacionais e o potencial acesso a capital  internacional.

Nomeados: Aptoide, Didimo, Leadzai, Mediaprobe, miio

Vencedor: Didimo

  • Prémio Startup Indústria & Tecnologia 2023: reconhece a empresa do portefólio desta unidade de negócio que, nos último ano,  apresentou índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento.

Nomeados: Addvolt, Eneida, Graphenest

Vencedor: Addvolt

  • Prémio Startup Tecnologias da Saúde 2023: reconhece a empresa do portefólio desta unidade de negócio, que se destacou no último ano pelo seu posicionamento e evolução numa ótica de mercados globais, considerando o produto, as suas competências internas, o progresso para o mercado e a atração de parceiros e  investidores.

Nomeados: CellmAbs, C-mo Medical Solutions, PeekMed, TargTex

Vencedor: CellmAbs

  • Prémio Startup Turismo 2023: reconhece a empresa do portefólio desta unidade de negócio, que se distinguiu num setor estratégico da nossa economia, contribuindo para a valorização da oferta nacional e que demonstra um elevado potencial de expansão da sua atividade.

Nomeados: Doinn, HiJiffy, Merytu, Oliófora, Wotels Hub

Vencedor: Merytu

  • Prémio Startup Novos Negócios 2023:  reconhece a empresa do portefólio desta unidade de negócio, que se distinguiu através de investimento em pre-seed.

Nomeados: Bam&Boo, FastCompChem, Nu-Rise, Plutos, Rubynanomed

Vencedor: Rubynanomed

  • Prémio Exit 2023: reconhece a empresa do portefólio na qual se registou um desinvestimento e que se distingue pelo Múltiplo de Saída.

Vencedor: Spinach Tours

  • Prémio Startup Revelação 2023: reconhece a empresa que se distinguiu no portefólio de cada unidade de negócio em 2023.

Nomeados: CellmAbs, Hoopers, kendir Studios, Oliófora, Watgrid

Vencedor: CellmAbs

  • Prémio Alumni PV: reconhece a ex startup do portefólio da Portugal Ventures que pelo seu percurso é considerada um exemplo de boas práticas.

Nomeados: ByFoods, Doppio, Eptune Engineering, Perceive3D, Spinach Tours

Vencedor: ByFoods

  • Prémio Empreendedor 2023: reconhece o CEO do portefólio da Portugal Ventures que se destacou em 2023 pela sua liderança.

Nomeados: João Aroso, leadzai; José Ruivo, Noocity; Maria João Maia, Corium Biotech; Nuno Constantino, Wotels Hub; Nuno Prego Ramos, CellmAbs

Vencedor: Maria João Maia, Corium Biotech

  • Prémio Sustentabilidade 2023: reconhece a empresa do portefólio que mais contribuiu para a problemática da sustentabilidade.

Nomeados: miio, Noocity, PeekMed, Sciven, Wotels Hub

Vencedor: Noocity

  • Prémio Resiliência 2023: reconhece a empresa do portefólio que se distinguiu em 2023 na superação de vários obstáculos.

Nomeados: Ablute, Beamian, Didimo, LUGGit e Stemmaters

Vencedor: LUGGit

Atribuímos ainda o Prémio Crescer a Empreender: convidamos um grupo de estudantes do agrupamento de Escolas D.Dinis de Quarteira para apresentar projetos de empreendedorismo, impulsionando a inovação como motor social. Os founders votaram na melhor ideia com a atribuição do prémio Crescer a Empreender à ideia vencedora. Todos os alunos que participaram no desenvolvimento das ideias, foram agraciados com um prémio oferecido pela startup Rauva. O nosso Parceiro de Ignição Territórios Criativos e a Wotels Hub, startup do nosso portefólio foram fundamentais no apoio a este projeto.