CALL INNOV-ID – um caso de sucesso no ecossistema empreendedor – 4,8 milhões de euros investidos em 48 startups

Lisboa, 27 de março de 2023 – No âmbito de um conjunto de medidas do Governo em plena pandemia, a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, lançou, em parceria com a Agência Nacional de Inovação, a Call INNOV-ID, uma iniciativa com o objetivo de potenciar projetos ou empresas em crescimento, numa fase inicial, para que tenham disponibilidade financeira e capitais próprios suficientes para se desenvolverem e gerarem novas rondas de capital.

O financiamento de 100.000€ por projeto pretende cobrir uma falha de mercado no acesso a investimento emstartups em fase pre-seed, cuja tecnologia estava já desenvolvida, mas que se encontravam em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit. Foi a forma encontrada à data, para manter os projetos vivos e apoiados, com efeitos positivos no ecossistema empreendedor nacional.

Para António Grilo, Presidente da Agência Nacional de Inovação, “Os bons resultados obtidos com estas três edições da Call INNOV-ID demonstram que temos de continuar a apoiar a transferência de conhecimento e inovação de base científica e tecnológica de excelência. Precisamos de mais e melhor colaboração entre todos para acelerar a disseminação na Inovação em Portugal e esta parceria entre a ANI e a Portugal Ventures é um excelente exemplo disso. A Call INNOV-ID é uma ferramenta eficaz para colmatar uma falha de mercado no financiamento do empreendedorismo nacional, permitindo que as nossas tecnologias sejam cada vez mais competitivas a nível internacional e tenham a capacidade de transformar a sociedade, criando valor para a economia.”

Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, destaca “O desafio lançado à Portugal Ventures em 2020 foi totalmente cumprido, apoiamos até ao momento 48 projetos que necessitavam deste “empurrão” para alavancarem os seus produtos e negócios, e mais virão. A Call INNOV-ID é um verdadeiro caso de sucesso no ecossistema empreendedor estando identificado esta falha de mercado do qual mais uma vez cumprimos com a nossa missão, não só na componente financeira, mas igualmente com o know-how e expertise da nossa equipa. Para a Portugal Ventures é um orgulho estar na linha de frente desta iniciativa em pareceria com a ANI, onde reforçamos o apoio ao empreendedorismo alinhado na capitalização das empresas portuguesas.”

A Portugal Ventures orgulha-se de comunicar os resultados das 3 edições da Call INNOV-ID, lançada inicialmente em maio de 2020. A segunda edição foi lançada em Coimbra no Instituto Pedro Nunes, com candidaturas abertas entre 11 de abril e 20 de maio de 2022. A terceira edição decorreu entre 21 de outubro de 2022 e 15 de fevereiro de 2023, e o evento de lançamento decorreu no Altice Fórum Braga com o apoio da Startup Braga.

Resultados das 3 edições, até à data:

  • Investimento

Das 3 edições, e até à data, a Portugal Ventures investiu em 48 startups, distribuídas pelos seguintes vetoriais:

  • Digital & Tecnologia: Bandora, Ccrave, Cosmos, GovWise, Kendir Studios, Neroes, Onecare, Pluggable.ai, Stokedge, Spotlite, Tesselo, United Boutiques e Wall-i.
  • Indústria & Tecnologia: Ablute, About Acqua Food, Aqvamore, Beeyard, Bioworld, Cell4Food, Corium Biotech, Core Protein, Eptune Engineering, goclever, Flowco/Goma, Hephaesnus, Klugit Energy, Landratech, NeuralSolar, Partner in Cream, S&DG, Scemai, Sciven, Skypowerlines, Swatter, Uzme, Wakaru, We Can Charge e Wysensing.
  • Ciências da Vida/Tecnologias da Saúde: BestHealth4U, ihCare, FastComChem, Glooma, Insignals Neurotech, Nurise, Risimet, R-nuucell, Rubynanomed e Wisify.

Hoje, temos o prazer de anunciar mais cinco novos investimentos através da Call INNOV-ID:

  • Glooma – A Glooma, com sede em Braga, quer revolucionar a prevenção do cancro da mama. Com a missão bem definida de aumentar a percentagem de cancros detetados precocemente, a startup criou uma luva sensorial que com algoritmos de machine learning que consegue facilitar a interpretação de resultados no momento da autopalpação.
  • Hephaesnus – AHephaesnus dedica-se ao aumento da eficiência no combate a incêndios florestais de forma ambientalmente sustentável. Através dos seus produtos, pretendem reduzir riscos, gastos financeiros e a destruição generalizada das florestas e do meio ambiente afetado por este flagelo mundial que são os incêndios florestais. Apresenta uma equipa multicultural e multidisciplinar, com competências em engenharia de materiais, mecânica e química, sendo capaz de inovar nas diversas componentes que afetam a nossa tecnologia, vantajosa em áreas além do seu mercado-alvo.
  • PluggableaiA Pluggable tem um conjunto de soluções tecnológicas que, utilizando modelos disruptivos de IA e múltiplos sensores não-intrusivos dos smartphones, adiciona uma camada de inteligência a qualquer aplicação móvel, permitindo às empresas interagirem com cada um dos seus clientes, de forma individual, no melhor momento para cada um deles. Estas soluções facilmente potencializam as taxas de Retenção, de Reação e Engagement de qualquer aplicação móvel. Para a Pluggable ser não-intrusivo é mandatório, sendo que as nossas soluções garantem, na sua totalidade, a privacidade dos utilizadores.
  • Risimet – O método RISIMET (RIng for SImultaneous Massage and ElectroTherapy) consiste na execução em simultâneo de duas das técnicas mais utilizadas no âmbito da fisioterapia – a massagem manual e a eletroterapia de baixa frequência.  A conjugação destas duas técnicas permite aumentar o potencial da sua eficácia individual, reduzindo quer o período de cada tratamento quer o conjunto do número total de sessões, o que resulta em importantes benefícios na qualidade, no conforto e nos custos implicados tanto para o Profissional como para os utentes. O carácter inovador e exclusivo do Método e Dispositivo RISIMET confere inúmeras oportunidades de aplicação em várias áreas – músculo-esquelética, neurológica, traumatologia, dermatofuncional.
  • StokedgeA Stokedge é uma plataforma baseada em inteligência artificial que monitoriza a indústria de moda de luxo e converte grandes quantidades de dados de mercado global em métricas diárias objetivas e acionáveis.A plataforma permite aos retalhistas e marcas uma maior transparência e mais liquidez neste mercado, de forma que melhorem a sua eficiência e otimizem o seu portefólio.

Em pipeline estão mais 22 investimentos a realizar até ao fim de 2023.

 Dos 48 investimentos realizados, 11 empresas já levantaram capital em novas rondas de investimento num total de 10,1 Milhões de euros, e 18 empresas têm em curso processos de ronda de investimento com a expetativa de angariar um total de 16,4 Milhões de euros:

Das empresas que já levantaram rondas de investimento destacamos:

  • Seed Series na Nu-Rise, numa ronda de 3,25 milhões de euros em co-investimento com a GED Ventures Portugal e a Yellowstone Holding AG.
  • Seed Series na Spotlite, numa ronda total de 1,5 milhões de euros em co-investimento com a Indico Capital Partners, EDP Ventures e a Shilling.
  • Seed Series da BestHealth4U, numa ronda total de 1 milhão de euros em co-investimento com a Lince Capital.

No portefólio da Call INNOV-ID regista-se igualmente 44 promotores com PhD e com 31 patentes registadas.

  • Candidaturas:

Desde a sua primeira edição que foi percetível a necessidade do ecossistema no acesso a este tipo de financiamento, evidenciada no número de candidaturas rececionadas, num total de 313 nas 3 edições: na 1.ª edição (2020) 117 candidaturas e na 2.ª e 3.ª edições (2022) 85 e 111 candidaturas, respetivamente.

 

 As 313 candidaturas distribuem-se pelas seguintes áreas de atuação:

 

Durante as 3 edições as candidaturas foram predominantemente de empreendedores masculinos e com idades compreendidas entre os 31 e os 40 anos.

Relativamente às empresas candidatas, o foco vai para equipas com menos de 6 elementos, com empresa constituída há menos de um ano ou sem empresa constituída, e por consequência sem volume de negócios.

A nível da área geográfica de atuação dos projetos candidatos recebemos candidaturas de todo o território nacional incluindo ilhas, estando em destaque as regiões: Área Metropolitana de Lisboa e Porto, Coimbra e Aveiro.

Para esta Call o contributo dos nossos parceiros foi crucial, tendo sido as candidaturas efetuadas, exclusivamente, através da nossa Rede de Parceiros de Ignição, que contabiliza 125 entidades. Das 3 edições destacam-se os seguintes parceiros: Instituto Pedro Nunes (IPN), Lispolis, PCI Aveiro, Startup Braga, Startup Lisboa e UPTEC.

Outros IPNs: Acredita Portugal, ADRAL, AIP, Amadora Innovation, ANJE, Atlântico Business School, Ass. Vale do Xisto, Astrolábio, Audax, BGI, Beta-i, Build up Labs, Business Incubator Aveiro, Circklo, CM Fundão, CTCV, DNA Cascais, Demium, Fábrica de Startups, Fintech House, Finy Ventures, Founders Founders, Hralth Cluster Portugal, Hub Azambuja, i3S, IETâmega, IDD, Impact Hub, INESC TEC, InovaGaia, IP Bragança, IP Leiria, IP Portalegre, IP Porto, Junitec, Madan Parque, Nersant, Nonagon, Nova SBE, Novotecna, Obitec, Open, PACT, Sanjotec, Set.up.Guimarães, Startup Leiria, Startup Madeira, Startup Sintra, Taguspark, TecLabs, TecMinho, Territórios Criativos, Terrinov, Torres INNOV-E, Univ. Algarve, Univ. Beira Interior, Univ. Aveiro, Univ. Nova de Lisboa, Union venture Builders, UTAD.

  • Desinvestimento

 Desde a sua primeira edição a Portugal Ventures efetuou 6 desinvestimentos: Ccrave, Core Protein, Eptune Engineering, ihCare, Tesselo, United Boutiques.