Portugal Ventures apresenta cinco novos investimentos no setor mais dinâmico da economia nacional

  • Call Fostering Innovation in Tourism (FIT) resulta no investimento em 3 novas startups finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal.
  • 2 startups e 1 milhões de euros de investimento que resultam da iniciativa Call Tourism com candidaturas abertas até 31 de dezembro.
  • Em 2019 a Portugal Ventures já investiu 11,8 milhões de euros em 21 startups.

Lisboa, 14 de outubro 2019 – A Portugal Ventures aumenta o seu portefólio de participadas no setor do Turismo com a entrada de 5 novas startups – Bag4Days, Classihy, Sailside, Try Portugal e X-Plora, que representam um total de 1,3 milhões de euros de investimento.

A Portugal Ventures em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de inovação do Turismo, lançou em junho a Call Fostering Innovation in Tourism com o objetivo de responder a uma falha de mercado, para financiar projetos de turismo em fase pré-seed que, pelas suas características e um grau de risco mais elevado, enfrentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento. Nesta iniciativa participaram os projetos finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal Fostering Innovation in Tourism, concluidos nos anos de 2017 e 2018.

Resultado da Call FIT a Portugal Ventures investiu nos projetos Bag4Days, Classihy e Sailside. Em 2020 iremos lançar a 2ª edição desta call, à qual se podem candidatar os projetos finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal 2019/2020.

Da Call Tourism resultam os novos investimentos na Try Portugal e na X-Plora e, aumentando assim para 20 o número de empresas do portefólio de turismo da Portugal Ventures.

Sendo o Turismo o setor mais dinâmico da economia nacional, a Portugal Ventures alinhada com o seu parceiro e acionista Turismo de Portugal reforça desta forma a aposta no setor com a criação de mais oportunidades para melhorar as condições e experiências dos turistas que visitam o nosso país. Estes investimentos refletem igualmente a preocupação em colmatar uma falha de mercado no apoio aos projetos finalistas dos programas de aceleração sendo uma mais valia para o setor.

Para Pedro de Mello Breyner, Executive Board Member da Portugal Ventures, responsável pela área do Turismo “O trabalho em conjunto com o Turismo de Portugal reflecte-se agora com o crescimento do nosso portefólio, com startups e projetos que vão ajudar a impulsionar o setor. As empresas que resultam do programa FIT representam também uma aposta nossa em colmatar a falta de investimento nesta fase dos projetos, o que nos dá a oportunidade de contribuir para posicionar Portugal como um polo de referência na inovação, no empreendedorismo e na produção de bens e serviços para a indústria do turismo. A Portugal Ventures ambiciona mais investimentos no setor do Turismo para estimular a inovação, o empreendedorismo e a internacionalização das empresas, com vista à dinamização do investimento.”

A Portugal Ventures tem atualmente quatro Calls abertas para projetos inovadores, de base científica e tecnológica, nas áreas da economia do mar, economia circular e energia e tecnologia aplicada à agricultura, que têm como objetivo colmatar uma falha de mercado e alavancar soluções para problemas ambientais e sociais. E ainda na área do turismo que pretende dinamizar o setor mais dinâmico da economia nacional. A data limite para a submissão  de candidaturas a estas Calls vai ser prolongada até 31 de dezembro.

Breve descrição das novas startups no âmbito da Call Fostering Innovation in Tourism

A Bag4days liderada por Rúben Marques, é uma empresa pioneira em Portugal no aluguer de malas de viagem, permitindo ao viajante alugar de forma simples, rápida e eficaz, malas de alta qualidade a um preço justo. Entregam e recolhem a mala em qualquer morada europeia indicada pelo cliente. Incentivam a prática sustentável de recursos através da partilha de bens duráveis, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.

A Classihy é uma plataforma que permite aos gestores das unidades hoteleiras/restauração gerir os seus funcionários de acordo com as valências necessárias para as várias funções. Liderada por Ariane de Melo, a Classihy reinventa os atuais sistemas de avaliação de desempenho criando uma comunidade e uma ferramenta de performance inteligente e revolucionária, em tempo real, valiosa para todos.

A Sailside é um marketplace para aluguer de barcos em marinas que está a revolucionar a relação das pessoas com o mundo náutico. Liderada por João Vilas Boas conta com presença em Portugal, Espanha, Brasil e Emirados Árabes Unidos.

Breve descrição das novas startups no âmbito da Call Tourism

A Try Portugal liderada por Catherine de Freitas e com sede no Fundão, é uma plataforma e operador turístico que promove programas e experiências personalizadas de turismo ativo, cultural e desportivo explorando o património natural e cultural do nosso país. Com o principal enfoque no interior do país, apresenta aos operadores turísticos internacionais programas temáticos, opções de alojamento e eventos diferenciadores.

A X-Plora é uma app que guia os utilizadores através de museus, estádios, castelos ou mesmo cidades de uma forma interactiva e imersiva, através de conteúdo contextualizado: realidade aumentada e virtual, vídeos 360º, som binaural, entre outros. Liderada por Mafalda Ricca, a start-up visa enriquecer a experiência dos visitantes, oferecendo aquilo que pode ser descrito como “a evolução do audioguia.