Portugal Ventures lança Call for Enterprise Deep Tech para soluções empresariais

 

  • A Call for Enterprise Deep Tech vai promover o financiamento de capital de risco a projetos de I&D assentes em ciência ou tecnologia. 
  • Para empresas portuguesas constituídas nas fases de startup, early stage e growth. 
  • A Portugal Ventures está disponível para investir entre 250 mil euros e 1 milhão de euros. 

Porto, 22 de abril 2021 – A Portugal Ventures, do grupo Banco Português de Fomento (BPF),em estreita parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, lança a Call for Enterprise Deep Tech que pretende investir em soluções de deep technology, adquiridas por clientes empresariais, nos seguintes verticais: 

  • Digital Identity 
  • Security 
  • Software development 
  • Data 
  • Infrastructure 
  • DevOps. 

Com candidaturas abertas até ao dia 16 de maio, as empresas devem apresentar soluções com um MVP (Produto Mínimo Viável), feedback de mercado e primeiros clientes angariados. 

Os projetos devem ser uma ideia original dos promotores e liderada pelos próprios, sendo passível de ser valorizada e protegida a propriedade intelectual. 

As empresas devem estar localizadas nas regiões do Norte, Centro e Alentejo. 

Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures afirma que “com esta Call, a Portugal Ventures tem como objetivo despertar os empreendedores para a necessidade de criarem soluções Deep Tech que permitam o crescimento da digitalização empresarial através de soluções inovadoras, resultantes de processos de investigação e desenvolvimento a partir da ciência e da tecnologia.” 

João Pereira, Investment Director da área de Digital da Portugal Ventures, refere que “investiremos em oportunidades destinadas a utilizadores globais sofisticados, empresariais, onde a proposta de valor baseada na deep technology desenvolvida pela equipa é expressiva e relevante. Serão fortemente valorizadas as soluções competitivas, declaradamente defensáveis, reafirmando o carácter diferenciador do produto no mercado. É nossa convicção que o investimento de capital de risco é essencial para acelerar o pleno potencial competitivo global das equipas e dos projetos, partilhando risco, experiência e a nossa plataforma de desenvolvimento de negócio.” 

Um dos verticais que esta Call pretende endereçar – a identidade digital – é uma das tendências mundiais e uma grande preocupação da Imprensa Nacional Casa da Moeda que pretende investir em novos conceitos e soluções que desmaterializem processos de identificação e de autenticação dos cidadãos. 

Para Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda “à medida que o futuro se torna mais digital, que as atividades económicas se mudam para esse novo mundo, é trivial percecionar a importância da identificação de pessoas, de bens, de sensores, entre outros. Com efeito, este vertical é essencial porque é basilar à própria transformação digital, não apenas visando minimizar os efeitos nefastos do cibercrime no mundo atual mas também para devolver ao cidadão o controlo sobre a sua própria identidade no mundo digital. Num ano de recuperação económica como o de 2021 pensar a identidade digital é uma obrigação e um compromisso que assumimos com a convicção de, através da investigação e do desenvolvimento, contribuirmos para a modernização da sociedade e para a sua transformação digital de forma segura e sustentável”. 

No dia 28 de abril, pelas 15h, a Portugal Ventures e a Imprensa Nacional Casa da Moeda irão promover uma sessão online sobre o tema “Soluções Enterprise Deep Tech – Identidade Digital: a importância de soluções inovadoras para a desmaterialização de processos de identidade e autenticação do cidadão”, tendo como oradores João Pereira (Investment Director, Área de de Digital) e Vitor Castro (Responsável pela Transição Digital da INCM).