Portugal Ventures reforça a sua posição nos Açores com mais 3 startups no portefólio

  • As 3 novas startups investidas irão contribuir para a competitividade empresarial da Região;
  • Cereal Games e Yara Pets investidas através do Fundo Azores Ventures, que reforçou a sua aposta no empreendedorismo nos Açores;
  • Azores Touch investida através do fundo Turismo Crescimento da Portugal Ventures, evidenciando o crescimento do turismo na Região;

Lisboa, 22 de novembro 2019 – A Portugal Ventures reforça a sua aposta no empreendedorismo na Região Autónoma dos Açores com o investimento em três novas startups – Azores Touch, Cereal Games e Yara Pets, representando um total de 800 mil de euros de investimento.

O Fundo Azores Ventures, que conta com a participação do Governo Regional dos Açores, tem como objetivo colmatar a falha de mercado para a região dos Açores na dinamização de projetos de inovação e empreendedorismo, bem como aumentar a criação de emprego e competitividade empresarial no arquipélago. O Fundo foi criado pela Portugal Ventures, em parceria com o Governo Regional dos Açores e a Sociedade para o Desenvolvimento empresarial dos Açores (SDEA) e tinha investido, desde a sua criação, em duas novas startups, às quais se somam os investimentos na Cereal Games e Yara Pets.

Para Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, “a política de investimentos sucessivos em Startups com sede nos Açores, através de Entidades especializadas em capital de risco, demonstra  que o ecossistema empreendedor dos Açores e os nossos empreendedores têm vindo a crescer e a aproveitar os novos instrumentos financeiros disponiveis. É fundamental para captarmos investimento, nos dias de hoje, a alavancagem do Capital de Risco nas Startups porque a economia mundial está a mudar, o que nos obriga a adaptar. A postura do Governo será sempre a de apoiar os empreendedores. Desejo a ambas as empresas participadas um enorme sucesso e que continuem a acreditar no ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios que conseguimos criar nos Açores.”

A Portugal Ventures reforçou igualmente o seu portfolio no setor mais dinâmico da economia nacional, o Turismo, com o investimento na Azores Touch, através do fundo Turismo Crescimento. Este investimento é também o reflexo no aumento dos indicadores de procura da Região dos Açores como destino turístico, potenciando o surgimento de mais projetos inovadores nesta área.

Rui Ferreira, Executive Vice President Portugal Ventures, indica que “Estes novos investimentos resultaram do compromisso assumido pela Portugal Ventures junto do Governo Regional dos Açores, de estreitar relações com o ecossistema do empreendedorismo daquele arquipélago, no sentido de identificar projetos e concretizar investimentos na criação de empresas na Região Autónoma dos Açores, que desenvolvam atividades inovadores e que permitam a fixação de recursos humanos qualificados e que sejam considerados estratégicos para o desenvolvimento da economia regional dos Açores”.

Estes três investimentos são o resultado do trabalho conjunto desenvolvido pela Portugal Ventures em estreita cooperação com todos os parceiros regionais, em projetos que certamente marcarão a diferença na Região. O investimento na Azores Touch é revelador das sinergias que a Portugal Ventures gera  enquanto gestora de fundos de capital de risco de ambito setorial e regional, e  reforça a nossa estratégia em projetos no setor do Turismo, que está alinhado com as prioridades governamentais, tornando o nosso país cada vez mais como o destino turístico mais apetecível da europa e do mundo.

Breve descrição das novas startups no âmbito da Call Azores:

A Azores Touch fundada em 2016 por Sérgio Cota, tem como objetivo proporcionar a melhor experiência possível aos visitantes das ilhas Terceira e Graciosa, desde a sua chegada à partida. Têm como missão facilitar o acesso a todos os serviços e atividades disponíveis de forma a tornar a experiência ao turista inesquecível permitindo um contacto próximo com a natureza, cultura, história e habitantes.

Cereal Games foi fundada em 2014 por Lázaro Raposo. É uma empresa que se dedica maioritariamente ao desenvolvimento de jogos sérios e educativos. Tem desenvolvido diversos jogos, recorrendo a tecnologias como Realidade Aumentada, dispositivos móveis e Internet of Things (IoT) para dar resposta a solicitações de autarquias, escolas, museus e centros de observação científica da Região.

A Yara Pets, liderada por Dúnio Couto, é uma empresa de desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores e patenteáveis para comercialização na área dos animais domésticos, sendo o seu enfoque atual uma inovadora e patenteada (Europa e EUA) caixa de areia para gatos.