Portugal Ventures anuncia seis novos investimentos nas áreas de Digital e Turismo

  • 4 novos investimentos na área de Digital e 2 no Turismo;
  • Seis investimentos que representam um investimento de 3,7 milhões de euros;
  • Em 2019 investimos em 28 novas startups num total de 15,6 milhões de euros.

Lisboa, 12 de dezembro 2019 – A Portugal Ventures anuncia o investimento em seis novas startups – Didimo, Digital Manager Guru, Doppio, LUGGit, Mercadão e Refundit que resultaram de candidaturas à Call MVP e Call Tourism representando um total de 3,7 milhões de euros de investidos.

O ano 2019 foi sem dúvida importante para a atividade da Portugal Ventures com o seu melhor registo quer no número de empresas quer no montante de investimento, com um total de 28 startups e 15,6 milhões de euros investidos. Para cada uma das áreas o investimento distribuiu-se da seguinte forma:

  • Digital:
    • 8 novas empresas;
    • 4,7 milhões de euros;
    • 33 startups no portefólio.
  • Engineering & Manufacturing:
    • 6 novas empresas;
    • 3,1 milhões de euros;
    • 29 startups no portefólio.
  • Life Sciences:
    • 2 novas empresas;
    • 2,4 milhões de euros;
    • 16 startups no portefólio.
  • Tourism:
      • 12 novas empresas;
      • 5,4 milhões de euros;
      • 22 startups no portefólio.

Este crescimento no portefólio é o reflexo da resposta dos empreendedores às nossas iniciativas e da aproximação ao ecossistema através do reforço da rede de parceiros – Ignition Partner Network (IPN) e Ignition Capital Network (ICN) – que permitiram passar a mensagem aos empreendedores contribuindo de forma ativa para a dinamização e crescimento do ecossistema empreendedor português.

Rui Ferreira, Vice Presidente da Portugal Ventures, salienta que “O reforço da nossa rede de parceiros, IPNs e ICNs, foi determinante para a nossa estratégia de regresso ao mercado, e por isso deixamos uma palavra de agradecimento a todos os nossos parceiros que colaboraram de forma ativa na divulgação das nossas iniciativas, procura de dealflow e também aos co-investidores que nos acompanharam em alguns dos investimentos. O crescimento do portefólio aumenta a nossa responsabilidade, pelo que em 2020, vamos manter uma presença muito ativa no ecossistema, mas vamos também apostar na proximidade e no acompanhamento que fazemos às empresas em que investimos, exigindo rigor e transparência para alcançar as metas propostas, e contribuir para o sucesso das nossas startups.”

A Portugal Ventures tem atualmente candidaturas abertas para as Calls Temáticas – Call Blue Economy, Call Green Economy, Call AgroTech BioEconomy e Call Tourism – até 31 de dezembro.

Breve descrição das novas startups

A Didimo é um spin-off da Universidade do Porto e liderada por Veronica Orvalho, que desenvolve uma tecnologia que permite criar seres humanos digitais de alta fidelidade em apenas 30 segundos, a partir de uma fotografia ou digitalização para o smartphone. Esta tecnologia traz autenticidade às interações virtuais e tem o objetivo de humanizar as interações digitais. A operação teve o co-investimento da Bynd Venture Capital.

A Digital Manager Guru, liderada por André Cruz, é uma plataforma simples e poderosa para quem vende ou deseja vender pela internet. Ao interagir com os principais operadores existentes em cada vertical do comércio digital (aquisição, relacionamento, vendas e gestão), os clientes da Guru conseguem converter até 500% mais vendas do que um e-commerce tradicional. A equipa de gestão é de nacionalidade brasileira e encontram-se sediados em Santarém.

A Doppio Games foi fundada em 2018 por Jeferson Valadares e Chris Barnes. O estúdio é especializado em jogos controlados por voz. O primeiro dos seus títulos é intitulado The Vortex, um thriller de ficção científica, e o seu lançamento mais recente, “O Desafio 3%”, é uma prequela da série original da Netflix “3%” em colaboração com a própria plataforma de entretenimento e com a atriz principal da série, Bianca Comparato.  Ambos os jogos estão disponíveis na Amazon Alexa e no Google Assistant. A operação teve o co-investimento do Fundo Alexa da Amazon, do Google Assistant Investment Program e da Busy Angels.

LUGGit fundada por Ricardo Figueiredo, Diogo Correia, João Pedrosa e Hugo Fonseca é uma plataforma tecnológica que, através duma aplicação móvel (disponível em iOS e Android) permite a quem viaja requisitar em tempo real, uma pessoa para lhe recolher a bagagem, guardá-la e entregá-la no sítio e hora definidos por si.

O Mercadão, liderado por Gonçalo Soares da Costa, é o primeiro Marketplace on-demand em Portugal, com entregas em 2 horas e acompanhamento em tempo-real da encomenda. Inclui retalhistas de referência como Pingo Doce e The Body Shop, permitindo entregas no mesmo dia na Grande Lisboa e Grande Porto, tendo já expandido para várias capitais de distrito portuguesas. A rapidez de entrega é possível graças à tecnologia exclusiva e ao modelo logístico inovador, assente numa grande equipa de personal shoppers.

Refundit, liderada por Ziv Tirosh é uma plataforma para reembolso do IVA para cidadãos extra comunitários, simplificando e digitalizando o atual processo que irá eliminar o papel e as filas beneficiando os turistas e governos. A Refundit em janeiro de 2019 foi a vencedora do primeiro Start-up Competition do UN World Tourism Organisation, onde contou com a Portugal Ventures como membro do júri. A operação teve o co-investimento da Amadeus Ventures.