Glintt Inov – Corporate Innovation in Digital Health

A Glintt Inov iniciou a sua actividade em 2019, com o objectivo de fomentar a inovação no Ecossistema da Saúde Digital, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais acessíveis, resilientes e interoperáveis.

Este projecto começou por ser um projecto interno, com a colaboração das nossas pessoas, mas que rapidamente se expandiu para fora da empresa.

Desde a nossa criação temos vindo a desenvolver diferentes programas de aceleração, alguns ligados à academia e outros a empresas, PME’s e startups. Mas os seus objetivos são semelhantes: por um lado “espicaçar” todos aqueles que têm espírito empreendedor e que querem acrescentar valor nesta área do “Digital Health”, e por outro ajudar a passar as ideias do papel à ação, ou seja, até algo concreto que possa de facto acrescentar valor e resolver questões específicas na área da Saúde.

 

O nosso papel mais importante na execução destes programas, é aquele que realizamos através da mentoria dada pelos profissionais da Glintt. É o chamado “teste de realidade”, pois o know how de mercado, o conhecimento de clientes e o conhecimento das tecnologias permite desafiar as propostas e modelos que estão na génese dos diferentes projetos. Também temos know how específico no acesso a financiamento, know how este que tentamos partilhar com as equipas e com as empresas com quem trabalhamos.

Muitas destas iniciativas permitem-nos igualmente partilhar e reter conhecimento que aplicamos nos diferentes projectos em que participamos.

Hoje lideramos um conjunto 8 consórcios nacionais e internacionais, que têm como objetivo desenvolver as diferentes peças deste Ecossistema da Saúde, um ecossistema ligado, integrado, que acompanha e monitoriza o estado de Saúde das pessoas e em que todos são responsáveis pela sua evolução, desde os profissionais, passando pelos cuidadores, às próprias pessoas.

Algumas destas peças que estamos a desenvolver permitem a introdução de novos conceitos como o “Internamento domiciliário”, em que é possível uma monitorização constante e em tempo real dos principais parâmetros físicos e bioquímicos das pessoas, ou sistemas de teleconsulta que permitem manter a proximidade do médico de família.

Temos ainda sensores e aplicações com recursos de Realidade Aumentada ou assistentes virtuais que permitem manter um acompanhamento regular dos doentes, promovendo a adesão terapêutica de forma eficiente, ou promovendo o ensino em saúde.

Os espíritos práticos dos nossos programas permitem que as empresas tenham contacto com várias destas iniciativas, acabando muitas das vezes por ser incluídas nas mesmas, o que lhes permite acelerar o desenvolvimento dos seus próprios produtos e contribuir para o resultado dos projectos que acreditamos serem os projectos transformadores do Ecossistema da Saúde, Digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *