Abertura da Call MVP – Mínimos Produtos Viáveis

Estarão abertas as candidaturas à Call For MVP a partir do dia 9 de julho. A iniciativa visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de novas ideias, tecnologias, produtos ou serviços que prevejam a criação de um MVP e sua comercialização no mercado global. As candidaturas serão avaliadas segundo cutoffs, o primeiro a acorrer no dia 1 de outubro de 2018.

Na análise dos projetos será valorizada a orientação do investimento para a criação de um MVP (Mínimo Produto Viável), de modo a que o produto tenha as mínimas características necessárias para ser inserido no mercado, nas áreas de Digital (Enterprise, Cibersecurity, Networks, Artificial Intelligence, AR/VR, Marketplaces, Blockchain e IoT) e Engineering & Manufacturing (New Materials, Electronics, Robotics, Cleantech, Agrotech, SeaTech). Privilegiar-se-ão as operações de investimento em projetos baseados em inovações distintivas e únicas, que já tenham desenvolvido um protótipo funcional e com, ainda que preliminar, feedback do mercado, pretendendo-se, numa fase subsequente, ajustar esse protótipo às necessidades de mercado e desenvolver o correspondente modelo de negócio.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 1.000 mil euros, com um montante mínimo de 300 mil euros, desde que sejam promovidos por empresas já constituídas localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, em fase seed, startup ou early stage, que não tenham até ao momento do investimento 3 exercícios completos, desde a data de início de atividade, ou por empresas localizadas na região do Alentejo em fase de desenvolvimento (second Round) de novos produtos e/ou serviços, com foco na inovação. As empresas têm que ser detentoras do Estatuto de Pequenas e Médias Empresas, estatuto comprovado através de Certificação Eletrónica da PME emitida pelo IAPMEI.

Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal Ventures, via um formulário simplificado.

Na preparação e qualificação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network) da Portugal Ventures, potenciando a aptidão dos mesmos para o investimento de capital de risco.

Os projetos candidatos à Call For MVP serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais. A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como start-ups de excelência a nível mundial. Os projetos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contactos relevantes.