A Portugal Ventures fecha o ano de 2022 com um total de 18,6 Milhões de euros investidos em 42 empresas

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, registou no fim do ano 2022 os seguintes resultados:

  • Recebeu no portefólio 17 novas startups num montante total de 8,8 Milhões de euros investidos;
  • Realizou 25 operações de follow-on num total de 9,8 milhões de euros para reforço de capital das empresas do portefólio;
  • Totalizou um investimento de 18,6 Milhões de euros em 42 empresas;
  • Realizou 15 operações de co-investimento, num montante total de 57,6Milhões de euros, com os seus parceiros de capital;
  • Ao longo ano recebeu 308 oportunidades de dealflow com um montante de 77,6 milhões de euros solicitado.

Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, afirma “O ano de 2022, foi um ano muito especial para a Portugal Ventures com a comemoração do 10.º aniversário, e também de reconhecimento pelos nossos pares – Associação Investors Portugal – como Investidor de Early Stage do ano. Estamos orgulhosos do nosso trabalho no acompanhamento diário junto do nosso portefólio, e sempre com o objetivo de em conjunto com os founderscontinuarmos a aportar conhecimento e expertise, para o desenvolvimento dos seus projetos e crescimento dos negócios. Entramos confiantes em 2023, onde iremos dar continuidade à nossa missão na dinamização do ecossistema empreendedor nacional.”

Novos Investimentos:

Aos novos investimentos registados em 2022 e já comunicados – Relive, Managing the Intelligence, Hoopers, WalliD, Fraudio, Spinach Tours, Revault, miio, FootAR, C-mo Medical Solutions, Pruvo – juntam-se mais 6 novas startups ao portefólio:

  • A Cell4Food é uma impulsionadora da agricultura celular em Portugal, com o objetivo de criar uma rede de negócios para liderar o mercado de produção de proteínas baseadas em células na próxima década. A sua missão é contribuir para a democratização do acesso às novas proteínas e fibras para a produção de agricultura celular.
  • GovWise é uma empresa de Ciência dos Dados, com Profissionais com mais de 30 anos de experiência acumulada em GovTech, e tem como objetivo gerar valor económico e social às Entidades Públicas e Empresas que trabalham com o Estado, aplicando Inteligência Artificial sobre os dados abertos do Setor Público. O investimento foi realizado em co-investimento com a Beta Capital.
  • A Kendir Studios é um estúdio de jogos educativos que desenha e desenvolve soluções educativas imersivas pioneiras no mercado educativo. As soluções que desenvolvem são únicas e inovadoras, criando dinâmicas e trazendo diversão e interação na forma como os estudantes e professores aplicam o conhecimento. É considerada uma instituição de I&D, tendo atraído interesse a nível mundial com os seus jogos.

Estes três investimentos são provenientes da Call INNOV-ID e foram realizados através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Valor 2. Em breve iremos comunicar os restantes investimentos da segunda edição desta iniciativa.

  • A Topo Tents está focada em explorar a natureza e colecionar memórias únicas e experiências outdoor, através do aluguer de uma tenda de tejadilho que pode ser instalada em qualquer viatura automóvel. Com a sua solução económica, segura, prática e muito confortável, promove um estilo de vida em contacto permanente com a natureza, e já conta com uma rede de TOPO stations em Portugal (Lisboa, Porto, Faro, Chaves e Funchal), em Maputo, e muito em breve em Madrid, Bilbao, Valência e Barcelona.
  • A Unlock Boutique Hotels é um hotel management company especializada em hotéis de pequena e média dimensão, entre 20 e 120 quartos, com um caráter exclusivo, que oferecem experiências únicas aos hóspedes, pela sua hospitalidade de excelência e autenticidade cultural.Atualmente, a equipa combina mais de 40 anos de expertise e conta no seu portefólio com 19 hotéis em 11 destinos.

Estes dois investimentos são provenientes da Call Turismo e foram realizados através do Fundo Capital de Risco Turismo Crescimento.

  • A BHOUT é uma startup na fronteira entre o gaming e o fitness que trouxe o saco de boxe para o séc. XXI. Criou o BHOUT Bag com uma combinação de informação vinda de computer vision, sensores e inteligência artificial para identificar cada movimento, potência, localização do impacto, velocidade, e ajudar a melhorar a técnica. Após testes de alto sucesso no primeiro BHOUT Club em Lisboa, que se tornou no clube mais rentável em Portugal, em breve o BHOUT estará disponível em casa, nas empresas, nos hotéis ou nos futuros BHOUT Clubs.

Este investimento é proveniente da atividade regular da Portugal Ventures e foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Tech Competitiveness – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento.  

Follow-On no Portefólio:

Em 2022 a Portugal Ventures realizou reforços de investimento em 25 empresas do seu portefólio no valor de 9,8 milhões de euros, continuando a promover o co-investimento com os nossos parceiros de capital. Com destaque para:

  • Series B da Aptoide, numa ronda total de 12 milhões de dólares em co-investimento com a Digital Turbine, Faurecia e o Fundo 200M.
  • Series A da Probely, numa ronda total de 7, 7 milhões de euros em co-investimento com a Iberis Capital, Semapa Next, Bright Pixel Capital, Caixa Capital e EDP Ventures.
  • Series A da Didimo, numa ronta total de 7,34 milhões de euros em co-investimento com a Armilar Ventures, Bright Pixel Capital e TechStars.
  • Series A da Mindprober, numa ronda total de 5,6 milhões de euros em co-investimento com a Iberis Capital, Armilar Ventures e Wisenext.
  • Series A da Leadzai, numa ronda total de 5 milhões de euros em co-investimento com a Lince Capital.
  • Series A da proGrow, numa ronda total de 2,9 milhões de euros em co-investimento com a Lice Capital e a HCapital Partners.
  • Seed Series na Spotlite, numa ronda total de 1,5 milhões de euros em co-investimento
  • Seed Series da BestHealth4U, numa ronda total de 1 milhão de euros em co-investimento com a Lince Capital.

Redes de Parceiros:

Durante o ano de 2022 a Portugal Ventures continuou a reforçar as suas Redes de Parceiros:

  • Na Rede Ignition Partners Network, integramos +14 entidades. Esta Rede é composta por incubadoras/aceleradoras, associações, pólos tecnológico, universidades que apoiam, preparam e acompanham os projetos para investimento;
  • Na Rede de Parceiros de Capital, integramos +1 entidade. Esta Rede é composta pelos nossos parceiros de capital de risco que permitem o co-investimento;
  • E na Rede de Parceiros Corporate, integramos +7 entidades. Esta Rede é composta por empresas de referência nacional e internacional que permitem criar sinergias com o nosso portefólio para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Dealflow / Candidaturas:

Em 2022 a Portugal Ventures lançou para o mercado 6 iniciativas de captação de dealflow, tendo recebido 308 oportunidades para investimento.

Dashboard Portugal Ventures

Lançamos em 2022 o Dashboard, ferramenta pioneira no ecossistema que apresenta a atividade da Portugal Ventures ao longo do ano em tempo real. Foi uma das novidades integradas nas comemorações do 10.º aniversário, evidenciando mais uma vez a transparência dos processos da Portugal Ventures.