O papel das aceleradoras na recuperação do turismo

Eu sou um otimista por natureza. Sempre fui. Toda a minha vida. E é por isso que eu acredito que nós, neste momento, estamos numa fase de recuperação. Basta, aliás, olharmos para os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que, entre abril e junho deste ano, o Produto Interno Bruto aumentou (PIB) 15,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e cresceu 4,9% em relação aos três meses anteriores.

Na Fábrica de Startups, queremos continuar a contribuir para esse crescimento, ajudando as pessoas a criar o seu próprio emprego, nomeadamente os mais jovens, acabados de sair das universidades, e também todos aqueles que, devido às reestruturações ou às falências das empresas, de repente, se viram em situação de desemprego. Queremos, ainda, que as startups, que iniciam o seu percurso connosco, sejam um importante contributo para o relançamento de Portugal, sobretudo numa área que é fundamental para o sucesso do nosso país: o turismo.

É verdade que o turismo foi um dos setores mais castigados pela pandemia, mas também é uma das áreas que continua com enorme potencial, porque, afinal, os ativos do turismo continuam cá todos: as pessoas, os monumentos, o clima extraordinário, a cultura e as histórias. Na realidade “só” faltam os turistas que, neste momento, ainda não conseguem ou têm receio de viajar de um país para o outro. Mas eles vão voltar, mais tarde ou mais cedo. Por isso é que na Fábrica de Startups continuamos com a mesma necessidade de ensinar e ajudar as pessoas que querem criar os seus negócios empreendedores.

E esta é, precisamente, a missão dos nossos programas de aceleração – como o Discoveries, o Tourism adVenture ou o Tourism Explorers -, isto é, fomentar o empreendedorismo e a criação de mais e melhores startups. Com estes programas pretendemos, ainda, democratizar o acesso a informação e a metodologias para o desenvolvimento de produto, bem como reduzir o risco associado ao lançamento de novos produtos no mercado.

Estes três programas são promovidos no âmbito do FIT – Fostering Innovation in Tourism, uma iniciativa do Turismo de Portugal, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação, através de um protocolo assinado com cerca de 40 incubadoras e aceleradoras portuguesas.

O Discoveries é um programa internacional, com duração de um mês, onde startups de todo o mundo vêm para Lisboa fazer a validação do seu modelo negócio e o Tourism adVenture, um programa de inovação aberta, que pretende contribuir para a inovação do Turismo, ao colocar as empresas deste setor em contacto com as startups. Já o Tourism Explorers tem como objetivo, numa primeira fase, convidar as pessoas a contribuir com as suas ideias para inovar o setor do turismo nas suas cidades, para, depois, na fase seguinte, participarem na aceleração, onde vão validar o seu negócio no mercado.

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